Rio Bairros Niterói

Tecnologia auxilia a manter a forma e os estudos em dia em tempos de coronavírus

Em Niterói, profissionais programam treinos com vídeos para quem está em casa e precisa ocupar corpo e mente, e escola inicia aulas on-line

De olho no celular. A dentista Carolina Chaves faz prancha em aula remota
Foto:
/
Guilherme Pinto
De olho no celular. A dentista Carolina Chaves faz prancha em aula remota Foto: / Guilherme Pinto

NITERÓI - Respira, inspira, não pira! Essa expressão nunca fez tanto sentido quanto agora, no período de quarentena em combate ao coronavírus. Com suas rotinas alteradas, famílias e instituições vão se ajustando para minimizar os impactos do isolamento social, que deve durar mais do que os 15 dias inicialmente previstos. Para quem foi liberado do trabalho ou está fazendo home office, buscar uma forma de se exercitar minimamente dentro de casa é uma alternativa para cuidar da saúde, trabalhando corpo e mente.

Leia mais: Academias liberam treinos on-line gratuitamente

Há dois anos, o personal trainer Rafael de Carvalho, que dá aulas em academias de Niterói e tem um circuito funcional em Icaraí, criou um grupo de treino on-line pensando em quem não tinha tempo para aulas presenciais. Hoje, o ambiente virtual conta com mais de cem alunos, e a procura cresceu cerca de 30% desde o anúncio da quarentena, no último fim de semana.

— Todos os dias envio um treino diferente, de apenas 20 minutos, vídeos explicativos e dicas alimentares e fico à disposição para auxiliar nas dúvidas. Em alguns casos, peço que me enviem vídeos de como estão realizando o movimento. Nesse momento em que todos devem ficar em casa, a tendência é comer mais, e se torna mais importante fazer alguma atividade — diz Carvalho.

A dentista Carolina Chaves já é adepta do método há quatro meses:

— Fazendo os treinos e mantendo uma alimentação equilibrada, consegui perder quatro quilos. Tenho uma filha de 2 anos e não consigo sair de casa para nada. Mesmo com academia no prédio, não descia para malhar. Essa metodologia se enquadrou nas minhas necessidades, que agora se assemelham às da maioria das pessoas.

Veja também: Coronavírus: Prefeitura de Niterói lança projeto para financiar apresentações culturais on-line

Além de Carvalho, que já dava aulas remotas, profissionais e academias estão divulgando programas de treinos e vídeos para que alunos não fiquem parados. Como o personal trainer Ivson Souza.

— Logo que a quarentena foi anunciada, comecei a preparar treinos para fazer em casa. Tenho muitos alunos idosos que não podiam ficar parados, porque precisam dos exercícios para trabalhar a mobilidade e até a respiração. A partir daí, outros membros de suas famílias que estão em casa começaram a pedir treinos. Agora, avalio com amigos profissionais prepararmos vídeos para oferecer nas redes sociais nesse momento de isolamento — conta Souza.

Conectados. Aluno e professor do GayLussac em aula on-line Foto: Divulgação
Conectados. Aluno e professor do GayLussac em aula on-line Foto: Divulgação

Rotina de estudos

A tecnologia, já uma forte aliada da educação, passou a ser a alternativa mais viável desde que um decreto estadual suspendeu as aulas em escolas das redes pública e privada. Os primeiros 15 dias de quarentena seriam uma antecipação das férias de julho, mas algumas instituições já se preparam para adotar aulas on-line, com a previsão de prolongamento do período. O GayLussac, em São Francisco, antecipou-se e, na quarta-feira, iniciou o método.

Segundo a escola, a ideia é incentivar que crianças e adolescentes fiquem em casa, ocupados com atividades produtivas e atraentes que ajudem a manter a rotina de estudos.

— Fizemos um planejamento específico para cada segmento. Essa experiência será uma aprendizagem coletiva, para que os alunos mantenham contato com o ambiente escolar, os professores e seus colegas. Por ora, as aulas são opcionais, e estamos tendo 95% de presença. Tem sido emocionante. Só tenho a agradecer aos professores. São incríveis — elogia a diretora do GayLussac, Luiza Sassi.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER ( OGlobo_Bairros )