Por Colégio Imaculada


O Colégio Imaculada disponibiliza aos estudantes e professores um espaço próprio para as aulas e apresentações. — Foto: Imaculada

O Instituto Educacional Imaculada oferece diversas opções de atividades extracurriculares que ajudam na formação dos alunos. Nesta lista, a arte teatral vem ganhando cada vez mais espaço, como um diferencial que contribui para desenvolvimento pessoal e cultural dos estudantes.

As aulas de teatro são dedicadas aos alunos do 5º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com turmas destinadas a cada uma das faixas etárias. Muitas vezes, as produções dos grupos mais experientes contam também com a participação de ex-alunos e professores da escola.

O teatro, uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo, é muito mais do que uma atividade recreativa. Seus benefícios vão muito além do favorecimento da desinibição, dicção, memória, atenção e concentração. Por propiciar ao aluno um contato aprofundado com seus próprios recursos corporais, vocais, criativos e emocionais, o fazer teatral favorece o autoconhecimento, a autoconfiança, e uma importante ampliação da capacidade de comunicação e expressão. Além disso, apresentar-se para o público escolar e ganhar o reconhecimento de colegas, professores e familiares, muitas vezes, representa para o estudante uma oportunidade singular de fortalecimento da autoestima e construção de autoimagem positiva.

No Instituto Educacional Imaculada, espetáculos teatrais são produzidos todos os anos. — Foto: Imaculada

Por meio de um ambiente descontraído e lúdico, o teatro favorece a socialização, promovendo significativas experiências de grupo, propícias ao estabelecimento de fortes vínculos de amizade e solidariedade. O caráter primordialmente coletivo da atividade faz dela um constante exercício do diálogo, do acolhimento, da valorização da diversidade e da construção conjunta de ideias. Com isso, ampliam-se as capacidades de se expressar, opinar, ouvir, dialogar e conviver melhor com outras pessoas.

O teatro também aproxima as crianças e os jovens da poesia e da literatura, de maneira única: mais do que imaginar determinado personagem, o aluno-ator é convidado a “vivê-lo”. Representar um papel é ver e sentir o mundo com outros olhos, na própria pele. É colocar-se, literalmente, no lugar do outro – um processo que favorece a empatia e amplia o repertório e a visão de mundo. Além disso, a prática de lidar com textos que, mais do que memorizados, devem ser ditos com motivação, verdade e intencionalidade, amplia significativamente a capacidade de leitura e a criatividade, fundamentais para o desempenho escolar.

Vale lembrar, ainda, que o teatro na escola demanda comprometimento, devido à necessidade de cumprir horários, participar de ensaios e trabalhar em equipe. Essas características ajudam os alunos a desenvolver responsabilidade e a entender que é preciso cumprir com suas obrigações individuais em favor do bem coletivo.

As aulas de teatro no Imaculada favorecem a socialização, promovendo significativas experiências de grupo. — Foto: Imaculada

Estrutura

O Colégio Imaculada disponibiliza aos estudantes e professores um espaço próprio para as aulas e apresentações. O auditório da escola contém 600 lugares confortáveis, equipamento cênico, iluminação e som. A infraestrutura possibilita vivências memoráveis não somente para o público, mas para os próprios alunos de teatro, com oportunidades diversas de desenvolvimento de seu potencial artístico.

As montagens

No Instituto Educacional Imaculada , cada faixa etária tem suas próprias montagens teatrais. No entanto, também são produzidos espetáculos com elenco misto, envolvendo a participação de estudantes de diversas idades. Anualmente, cada turma de teatro dedica-se à produção de uma peça teatral. Apenas no 7º ano do Ensino Fundamental, a disciplina faz parte da grade curricular do estudante.

As montagens são conduzidas por profissional com graduação em Artes Cênicas, mestra e doutora em Educação. Contam, também, com a colaboração de professor licenciado em Música, que prepara os estudantes para momentos de canto e música ao vivo.

Todas as etapas de montagem dos espetáculos, desde a seleção do texto, até a fase final de produção de cenografia e figurinos, resultam de processos colaborativos. Professores e alunos criam, juntos, cada detalhe das peças, conforme os perfis das diferentes turmas.

O Instituto Imaculada tem como objetivo, com as aulas de teatro, favorecer a integração entre os alunos, bem como sua comunicabilidade, autoconfiança, criatividade e responsabilidade. Os benefícios contribuem com a própria construção identitária da criança e do adolescente, acarretando relevantes impactos positivos, que perduram durante a fase adulta. O teatro é, portanto, uma das ferramentas mais assertivas para desenvolver uma série de habilidades no ambiente escolar.

Instituto Educacional Imaculada

A Congregação das Filhas de Jesus, criada com base no carisma de Madre Cândida, chegou em Campinas em novembro de 1947, para iniciar em 1948 o Lar Marial para universitárias. Os cursos de Pré-escola, 1ª e 2 ª séries do antigo primário e do atual Ensino Fundamental começaram em 1952 com 125 alunas. Desde então, o Instituto Educacional Imaculada mantém muito clara a sua missão educativa alicerçada numa educação humano-cristã da infância e juventude. A modernidade não o fez perder seu referencial, pois a escola tem suas diretrizes fundamentadas num Modo Próprio de Educar, que norteia sua tarefa educativa.

Contato

●Avenida Barão de Itapura, 1735, Guanabara

●Campinas – SP | CEP: 13020-433

●Tel: +55 (19) 3231-7911

Colégio Imaculada

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!