Por G1 CE


Camilo Santana anuncia concurso para professores da rede estadual de ensino em 2018 — Foto: Governo do Estado/Divulgação

Dados do Censo Escolar 2017 mostram que a rede pública de ensino do Ceará tem apresentado queda progressiva no índice de abandono escolar, quando o aluno se matricula e deixa a escola antes de concluir o ano letivo. Entre 2007 e 2017, a taxa de abandono caiu de 16,4% para 6,6%, uma redução de 60% ou 9,8 pontos percentuais.

Os números são relativos ao ensino médio e foram anunciados pelo governador do Ceará, Camilo Santana, nesta terça-feira (3).

O nível de abandono escolar no Ceará fica abaixo da média nacional. Conforme o Censo Escolar divulgado no ano passado, o nível de abandono de 7,9% nas escolas de todo o país.

76 mil alunos em tempo integral

Em todo o Ceará são 722 escolas da rede pública estadual, das quais 119 são de escolas de educação profissional, 111 de ensino médio regular e 230 que funcionam em tempo integral, que atendem 76 mil estudantes.

Nas escolas de educação profissional, 50 mil alunos de 94 municípios estão matriculados em 53 cursos.

Em Fortaleza, são 21 escolas profissionais. Os alunos fazem o ensino médio integrado à educação profissional, com duração de três anos, das 7h às 17h. Dessa forma, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado a todos os alunos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1