Por G1 MA — São Luís


Taxa de abandono escolar sobe durante a pandemia de Covid-19 no Maranhão — Foto: Divulgação/ Governo do Maranhão

Subiu para 5,6% o percentual de alunos que abandonaram as escolas da rede estadual do Maranhão em 2020, durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19. Os dados são da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e foram obtidos pelo G1.

Os dados apontam que houve um crescimento de 0,8% na quantidade de estudantes que abandonaram o ambiente escolar no ano passado em comparação ao mesmo período de 2019. Segundo a secretaria, a taxa de alunos que haviam deixado de ir à escola era de 4,8% em 2019.

O abandono escolar é quando o estudante sai do ambiente escolar no ano em curso, com retomando a matrícula no ano seguinte.

Ao G1, a secretaria explicou que entre os fatores comunicados pelos os alunos para o abandono foram a perda de renda familiar durante a pandemia, a necessidade da entrada no mercado de trabalho, gravidez precoce. Além disso, há por parte dos estudantes, medo de se contaminar com o novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a Seduc, há um entendimento que a pandemia contribuiu para o aumento das desigualdades sociais e por isso, os alunos acabam deixando a escola. Por isso, a pasta investiu em alternativas, como o ensino híbrido, para conseguir manter os estudantes em sala de aula.

A secretaria reforçou que as escolas têm realizado uma busca ativa nos estudantes que estão afastados das escolas para conseguir reintegrá-los ao ambiente escolar.

Retomada gradual

Um ano e meio sem aulas presenciais, a rede estadual de ensino retomou as atividades presenciais em escolas em 2 de agosto. Ainda devido a pandemia, foi adotado um sistema de rodízio por turmas e as aulas acontecem de forma híbrida (presencial e online).

Escolas da rede estadual de ensino do Maranhão retomam as aulas nesta segunda-feira (2) — Foto: Divulgação/Ruy Barros

Ao longo da semana, os alunos terão aulas presenciais nas instituições de ensino e em outros dias, por meio do sistema online como a plataforma Gonçalves Dias, aulas em rádio, TV e plataforma de streaming de áudios.

LEIA MAIS:

Os grupos serão revezados e organizados pela equipe gestora e docente das escolas, respeitando as particularidades de cada comunidade escolar. A Seduc afirma que as unidades têm autonomia para definirem a melhor forma de revezamento.

Durante a entrada das escolas, alunos, funcionários e colaboradores terão a temperatura aferida e o uso de máscara será obrigatório. Locais estratégicos com álcool em gel foram disponibilizados para a higienização das mãos, assim como sabão nos banheiros para assepsia.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!