Por g1 SP


O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lança o programa Alfabetiza Juntos SP. — Foto: NINO CIRENZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prometeu nesta terça-feira (20) alfabetizar 90% das crianças da rede pública do estado até o final de seu mandato, em 2026.

A meta foi apresentada pelo secretário da Educação, Renato Feder, durante o lançamento do programa 'Alfabetiza Juntos SP'.

"A meta de 90% é uma meta realizável. A gente vai perseguir os 100%, mas o 90% é bem concreto. A gente tá bem confiante que a gente vai conseguir na parceria com os municípios esse resultado de ter 90% alunos leitores no segundo ano", defendeu o secretário.

Atualmente, somente 64% dos alunos do 2° ano sabem ler e escrever.

De acordo com Feder, o investimento será de aproximadamente R$ 500 milhões. A proposta é baseada em quatro pilares:

  • material, apoio pedagógico, que será desenvolvido e disponibilizado impresso e digital para alunos e professores
  • formação continuada de professores - 40 mil educadores serão formados
  • avaliação e monitoramento - provas de fluência leitora
  • premiação para escolas que conseguirem alcançar a meta, com um montante total de R$ 200 milhões

Para que o Alfabetiza Juntos SP se transforme em uma política pública, o governador assinou o projeto de lei que precisa ser aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa.

Atualmente, 1,4 mil escolas estaduais atendem crianças com 6 a 10 anos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e também farão parte do programa.

“O Alfabetiza Juntos SP é um acontecimento que precisa da união de todos os 645 municípios para que, assim, possamos construir um estado com crianças fluentes na leitura. Mais do que uma ação deste governo, o programa é uma política pública de estado, que deve ultrapassar os anos, e envolver as comunidades escolares, sempre com foco no aluno”, disse o secretário Renato Feder.

Tarcísio lança programa e promete alfabetizar 90% das crianças até 2026 — Foto: NINO CIRENZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Baixo índice de alfabetização no estado

No ano passado, uma pesquisa feita pela gestão estadual avaliou o nível de fluência dos leitores da rede pública. Os dados mostram o baixo e preocupante índice de alfabetização.

Na primeira avalição, somente 14% eram leitores fluentes. 42% eram leitores iniciantes, ou seja, tinham compressão das regras de escrita, mas dificuldades com palavras complexas, e 44% foram considerados pré-leitores, que são crianças não alfabetizadas.

Em uma segunda prova, após mudanças no sistema de ensino que não foram explicadas pela gestão estadual, o número melhorou um pouco. 19% mostraram fluência e o número de leitores iniciantes subiu para 45%.

-

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!