São Paulo
PUBLICIDADE

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta segunda-feira que vai rever as políticas que o estado adotou desde o último ataque a uma escola no estado, em março, na escola Thomazia Montoro, na Zona Oeste da capital. A declaração foi dada horas após um aluno entrar atirando na Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste da cidade, e matar uma estudante de 17 anos. Outros três alunos ficaram feridos e foram socorridos ao Pronto-Socorro Sapopemba.

— É um momento de fazer uma profunda reflexão sobre a efetividade daquilo que a gente tem colocado em prática desde o ocorrido em março. Aqui tem ronda escolar ativa, é uma escola que conta com psicólogo, houve treinamento contra agressão na escola. Ainda assim, não foi suficiente e está havendo um esforço muito grande para evitar esse tipo de ação. Por mais que se evite uma série de ocorrências, quando uma não é evitada, quando você falha, fica a dor, fica esse sentimento e a necessidade de rever tudo o que a gente está fazendo para evitar novas ocorrências. A escola tem que ser um local seguro — disse Tarcísio, acrescentando que 165 tentativas ou suspeitas de ataques a escolas foram frustradas no estado período entre março e outubro.

Em publicação nas redes sociais, Tarcísio solidarizou-se com as famílias das vítimas.

— Estamos consternados com mais um terrível ataque nas nossas escolas. Nesse momento, a prioridade é apoiar os estudantes, professores e familiares. Toda minha solidariedade às famílias e a todos os afetados neste triste episódio — escreveu.

Também em suas redes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lamentou o episódio.

— Infelizmente, tivemos a confirmação de uma morte. Meus sentimentos aos amigos e familiares neste momento de dor. Torço pela pronta recuperação dos feridos socorridos ao hospital do bairro. A Polícia já prendeu o atirador. Estou em contato com o Estado para oferecer o suporte necessário — disse o prefeito.

O secretário da Educação, Renato Feder, prometeu a contratação de mais psicólogos e de segurança privada nas escolas. Atualmente, segundo ele, cada psicólogo atende em média dez escolas.

O secretário disse que a direção escolar não percebia sinais de perigo no aluno responsável pelo atentado desta segunda-feira, mas que os pais já haviam sido chamados na escola em junho porque ele era vítima de bullying. Na época, porém, a instituição ainda não contava com o apoio psicológico.

— Eu conversei com a diretora, a gente está muito triste e trabalha para a escola ser um lugar de alegria, amizade e acolhimento. A psicóloga está aqui toda semana. E aí acontece esse desastre. O que a diretora falou sobre o aluno é que ele não chamava a atenção no sentido de ser um potencial agressor — explicou.

O ataque

Segundo a Polícia Militar, um aluno do 1º ano do Ensino Médio, de 16 anos, vestindo o uniforme da escola, entrou na unidade pouco depois das 7h e efetuou quatro disparos contra outros estudantes. A PM foi acionada às 7h30.

Na sequência, ele entregou a arma para a coordenadora e se entregou à polícia, que o encaminhou para a delegacia para prestar depoimento. Ele foi apreendido e será remetido à Fundação Casa.

A estudante que morreu teve um ferimento na cabeça, foi encaminhada ao pronto-socorro, mas não sobreviveu.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, não há indícios de que a menina morta tenha sido um alvo planejado pelo atirador, pois ela não tinha nenhuma relação com ele, segundo as informações preliminares.

Outras duas meninas foram atingidas no tórax, na clavícula e no membro superior direito. Um menino se feriu ao correr do ataque, mas não teria sido atingido por disparos.

As três vítimas feridas estão no hospital e sem maiores riscos. Duas meninas foram atingidas pelos disparos, e um aluno se machucou enquanto tentava fugir. Todos foram socorridos ao PS de Sapopemba, a 600 metros da escola.

A arma usada no crime é um revólver calibre .38 e pertence ao pai do atirador, cuja profissão é motociclista, de acordo com a Polícia Militar. Seu registro é de 1994. A arma ainda está no local do crime e passa por perícia da Polícia Civil.

Alvo do ataque, a Escola Estadual Sapopemba tem 1800 alunos, do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Desde agosto, o local contava com um psicólogo, e em setembro foram feitos 15 atendimentos no local. Após o ataque, a escola terá as aulas suspensas por dez dias.

Ataque em escola de Sapopemba:

  • Uma estudante de 15 anos morreu e outras três ficaram feridas após um ataque à Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, nesta segunda-feira.
  • Segundo a Polícia Militar, um aluno do 1º ano do Ensino Médio, vestindo o uniforme da escola, entrou na unidade pouco depois das 7h e atirou contra vários outros estudantes. A PM foi acionada às 7h30. O suspeito se entregou e foi preso.
  • O Governador e o prefeito de São Paulo, Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes, se solidarizaram com as famílias das vítimas do ataque em suas redes sociais.
Mais recente Próxima Sete militares estão proibidos de deixar o Arsenal de Guerra por suspeita de participação no roubo de armas
Mais do Globo

Mais de 70% dos anciãos do enclave já tinham doenças crônicas, e muitos dependiam de cadeiras de rodas antes do conflito; agora, somam-se os bombardeios, execuções, fome, desidratação e depressão

'Vítimas ocultas': idosos palestinos são 7% do total de mortos na guerra em Gaza, diz ONG

Empresário irá assinar contrato de compra de 90% da SAF do clube mineiro

Quem é Pedro Lourenço, futuro dono da SAF do Cruzeiro, e de onde vem seu dinheiro

Desde março, lideranças do território denunciaram dois ataques a tiros em suas aldeias

Indígena Xokleng é assassinado e tem o corpo queimado em área de disputa judicial, em Santa Catarina

Empresário compartilhou momento de descanso com os fãs em seu perfil no Instagram

Roberto Justus relaxa em hidromassagem de sua fazenda e impressiona seguidores: 'Banheira enorme, parece mais uma piscina'

Montadora fará parceria com a chinesa Baidu para sistema de navegação usado em carros autônomos. Governo chinês exige fornecedor local para manter sob seu controle os dados de usuários de internet

Elon Musk fica US$ 12 bi mais rico após fechar na China acordo estratégico para a Tesla

Show da Rainha do Pop será no próximo sábado e expectativa é que megaevento reúna 1,5 milhão de pessoas. Palco é o maior da turnê da cantora

'Deu pra sentir a energia dela' diz fã em frente ao Copacabana Palace onde Madonna já está hospedada

O principal sinal desse tipo de tumor é a dificuldade para engolir

Câncer de esôfago: conheça os sintomas do tumor do ex-presidente uruguaio José Mujica

Governo vai insistir em proposta para dívida dos Estados que beneficie educação

Secretário do Tesouro diz que governo vai mostrar a STF que fragilidade de contas públicas do Rio se deve a 'decisões locais'

Fenômeno, o quarto registrado neste ano, se deslocou em direção ao estado fluminense. Não há previsão de chuva para os próximos dias

Onda de calor no RJ aumenta temperatura até 10 de maio; capital chega a 37 graus nesta semana