Por G1 RN


Calculadora virtual utilizada para simulação de notas — Foto: Divulgação

Uma calculadora virtual criada por uma startup potiguar permite que estudantes que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) tenha uma estimativa do próprio desempenho na prova e das possibilidades de ingressar em algum curso através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A plataforma "Planejativo" permite a simulação de notas em cada uma das áreas de conhecimento do Enem através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) para a correção dos exames.

A startup potiguar responsável pela plataforma é vinculada à incubadora de empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMT).

Além de saber as notas, os participantes também podem simular os resultados do Sisu selecionando os cursos de interesse, instituições de ensino e modalidades de concorrência. A ferramenta estima o TRI mínimo e máximo para cada área de conhecimento, bem como suas médias aritméticas.

Através da plataforma, portanto, o aluno recebe informações sobre probabilidades de aprovação, notas de corte por edição e por região e detalhes sobre o peso de cada disciplina de acordo com o curso escolhido.

Para usar a calculadora, os candidatos precisam fazer o cadastro no site do Planejativo, onde deverá informar a quantidade estipulada de acertos no Enem 2021. Após o registro, a ferramenta emite o resultado, baseando-se, dentre outros fatores, em dados referentes a exames anteriores.

A plataforma

Além dessa ferramenta, a plataforma Planejativo oferece cronogramas de aprendizado baseados em três pilares: ciclos de estudo, revisões programadas e planos adaptativos.

“Quando eu comecei a estudar para concurso, tentei manter a mesma técnica da escola, com leitura, resumos e poucas questões, mas percebi pouco resultado’’, conta Tainara Carvalho, idealizadora e CEO da plataforma.

Ao lado do desenvolvedor Heric Santos foram aplicadas novas técnicas. Então, foi decidido criar uma tecnologia que abrangesse todas essas metodologias para serem aplicadas ao contexto do Enem.

“Também fizemos um levantamento com os estudantes sobre as suas dificuldades e percebemos que as questões mais apontadas giravam em torno de planejamento, organização, revisões e análise do desempenho. Percebemos, então, que a plataforma seria a solução perfeita para isso’’ explicou a idealizadora.

Inaugurada no fim de 2019, a plataforma teve um grande crescimento durante o período de pandemia. A startup saiu de 12 mil planos de estudos para mais de 160 mil, o que garantiu expansão a nível nacional, com cadastros feitos em várias regiões do Brasil.

“Nós também passamos por isso e trouxemos para a plataforma soluções específicas para esses desafios’’.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!