Brasil

SP e MA planejam 4º ano no Ensino Médio devido à pandemia

Os dois estados estão em 'estágio avançado' para a elaboração de um quarto ano opcional para alunos do Ensino Médio da rede pública em 2021
Pandemia do novo Coronavírus suspendeu aulas e eventos em todo o país. Foto Pablo Jacob / Agencia O Globo Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Pandemia do novo Coronavírus suspendeu aulas e eventos em todo o país. Foto Pablo Jacob / Agencia O Globo Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

SÃO PAULO — Os estados de São Paulo e Maranhão estão "em estágio avançado" de elaboração das diretrizes para oferecimento de um quarto ano opcional para alunos do Ensino Médio da rede pública em 2021. As informações são da Secretaria de Educação maranhense.

ENEM : Termina hoje prazo de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020

A medida busca oferecer aos estudantes do terceiro ano a possibilidade de compensar as perdas na formação educacional causadas pela pandemia do novo coronavírus. E também evitar a evasão, garantir que tenham melhores condições de prestar exames como o ENEM e seguirem seus percursos no ensino superior.

Além dos dois estados, a possibilidade é avaliada por secretários e dirigentes educacionais do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A expectativa é que seja uma tendência de adoção pelas redes estaduais, que enfrentam problemas similares de dificuldade de acesso dos alunos ao ensino remoto durante a pandemia.

— Nenhuma rede de ensino tem certeza de quando as aulas voltarão. E, quando isso acontecer, voltaremos gradativamente, com rodízio de alunos e ensino parcialmente remoto  — pondera o secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, que segue: — Serão ainda muitos meses até que todos voltem e os alunos concluintes, de modo diverso dos menores, não terão oportunidade de compensar as perdas nos anos seguintes.

Segundo ele, conversas com o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, confirmam que a Secretaria de Educação do estado do sudeste também está em estágio avançado para implementação de medida similar Procurada, a secretaria paulista não detalhou o projeto.

Em 9 de junho, Soares foi hospitalizado em UTI após diagnóstico positivo para Covid-19.

Caráter Excepcional

O desenho do projeto no Maranhão está concluído e será encaminhado para o Conselho Estadual de Educação para regulamentação. Prevê oferecimento de conteúdo idêntico ao que os alunos teriam acesso no terceiro ano sem a pandemia, além de material didático e merenda.

Nos dois estados, a expectativa é a de que a medida seja adotada em caráter excepcional, com duração de um a dois anos. Colégios particulares no Maranhão também poderão oferecer o quarto ano opcional para sua clientela.

Rio : Justiça proíbe a reabertura de escolas estaduais para distribuição de alimentos a estudantes

Para o oferecimento do quarto ano, as secretarias esperam também apoio do Ministério da Educação. Camarão ressalta que, embora as secretarias tenham recebido amplo apoio do Conselho Nacional de Educação durante a pandemia, o Ministério da Educação ainda “não deu nenhuma palavra” sobre a medida. Recursos estaduais, no entanto, podem ser mobilizados para garantir que as mudanças sejam adotadas pelos estados.

— Mesmo para os alunos que estão com acesso adequado ao ensino remoto, ele é paliativo. O grande problema é a evasão. Com a medida, vamos mostrar para o aluno que está concluindo sua formação com prejuízo que ele ainda terá assegurado seu direito ao ensino e a oportunidade de prestar o ENEM em condições adequadas — afirma o secretário.