Por Organização Educacional Farias Brito


Sites ajudam na construção do repertório sociocultural para o Enem — Foto: Divulgação

Depois de sugerir livros e filmes importantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Guia da Aprovação indica agora uma lista de sites na área de Ciências Humanas que ajudam o estudante a ampliar o seu repertório sociocultural. As informações disponíveis nas páginas virtuais podem ser usadas, por exemplo, na Redação, o que aumentam as chances do candidato obter nota máxima na produção textual.

O professor João Saraiva, do Colégio Farias Brito, reuniu quatro sites que dispõem conteúdos gratuitos de Filosofia e Sociologia.

“É um site bem completo porque traz dicionário de filosofia para o aluno que tem dúvida em alguns termos, livros, aulas temáticas, dicas de como se pode estudar os conteúdos a partir do referencial de textos teóricos. Traz ainda muitas curiosidades, estudo teórico sobre as escolas filosóficas nos diversos períodos da história da filosofia, muitas charges e filosofia em quadrinhos”.

“Esse site traz várias possibilidades de você conhecer a filosofia em consonância com outras áreas do conhecimento, tem trabalhos acadêmicos, diversos ensaios e artigos, resumos de obras, biografias de autores, historiadores das diversas épocas – do período antigo, medieval, moderno e contemporâneo, muitos testes e ainda abre fórum para debates”.

“Traz muitas questões, tanto em nível de provas quanto de debates. É um site que traz indicações para quem pretende cursar ciências sociais, sobre quais são as melhores faculdades de Sociologia do Brasil, como anda o mercado de trabalho. A página sempre anuncia eventos, dispõe de resumos de livros, muitos artigos e muitas provas”.

“É um blog que traz muitas referências da Sociologia e a relação dela com outras áreas. É interessante porque além das tradicionais provas, dos tradicionais textos, traz muitos vídeos e dicas de filmes sempre procurando atualizar o leitor da sociologia com os momentos presentes”.

Geografia

Segundo o professor Adriano Bezerra, os candidatos devem acessar páginas de órgãos em virtude da credibilidade das informações publicadas. Ele aponta o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (www.ibge.gov.br) e do Banco Mundial (www.worldbank.org/pt/country/brazil) para a coleta de dados oficiais. “Nessa era de fake news, a gente tem que buscar mais ainda sites confiáveis”, completa.

História

PNUD Brasil (www.br.undp.org) e o Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (Ipea) (www.ipea.gov.br) são as indicações do professor Nilton Sousa. “O site do PNUD versa sobre as políticas públicas que o Brasil adotou nos acordos unilaterais, bilaterais ou multilaterais, a relação com o Mercosul e com os outros blocos econômicos, principalmente no que tange à globalização. Já o site do Ipea é interessante porque o aluno vai ter acesso a números e dados com relação a índice de emprego, desemprego, pobreza, miséria, fome e violência”, descreve.

Organização Educacional Farias Brito
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Professor explica sobre microbiologia e parasitologia, assuntos que podem cair na prova de Ciências da Natureza.

Enem 2018: Revisão de Biologia - Foto: (Farias Brito)

Transmissão das respostas terá comentários dos professores do FB a partir das 19h do domingo, 11, no G1 Ceará.

Farias Brito divulgará gabarito extraoficial do 2º domingo de prova do Enem 2018 - Foto: (Farias Brito)

Professor explica sobre termoquímica, aplicações no exame e resolve questões.

Revisão Enem 2018: Química - Foto: (Farias Brito)

Professores do SFB adiantam as respostas das provas de Ciências Humanas e Linguagens.

Extraoficial: Gabarito do Enem 2018 - Foto: (Farias Brito)

Professor Douglas Gomes, do FB, explica a física dos manuais de instrução e resolve questões.

Revisão de Física para o Enem 2018 - Foto: (Farias Brito)

Professores do Farias Brito comentam as provas

Enem 2018: você pode, você passa! - Foto: (Farias Brito)

Sugerida para você