Brasil Educação

Sisu abre inscrições nesta terça-feira para vagas do 2º semestre

Podem concorrer às vagas de universidades públicas candidatos que fizeram o Enem 2020, realizado em janeiro de 2021
Enem 2020 foi realizado em janeiro de 2021 Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Enem 2020 foi realizado em janeiro de 2021 Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

RIO - As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre serão abertas nesta terça-feira, na página oficial do programa, e terminarão na sexta.

Leia mais: Cientistas obtêm imagem de rádio mais detalhada possível até hoje de galáxia 'irmã' da Via Láctea

O processo, gratuito, leva em conta as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas.

Para se inscrever no Sisu, é preciso ter feito o Enem 2020 e tirado nota superior a zero na redação.

Treineiros não podem participar do processo seletivo.

Margareth Dalcolmo: Depois da variante Delta do novo coronavírus, teremos a Epsilon?

O candidato pode escolher até duas opções de curso no sistema. Até sexta-feira, é possível alterar a inscrição.

Mas por que alguém mudaria de ideia ao longo da semana? Pode ser uma questão estratégica, para aumentar as chances de aprovação. A partir de quarta-feira, o Sisu mostrará as notas de corte parciais com base no desempenho de quem se inscreveu até o momento em determinado curso.

Saúde: Saiba o que é Afasia Progressiva Primária, doença rara que causou a morte de Alicinha Cavalcanti

O professor Rodrigo Magalhães, do Colégio e Curso AZ, dá algumas dicas para os candidatos:

- Diariamente, a partir do segundo dia de inscrições, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso e instituição. Dessa forma, o candidato pode reavaliar as opções e verificar onde possui mais chances de conseguir a vaga de acordo com a sua nota.

Educação: Brasil perde matrículas de educação integral, estratégia essencial para recuperar aprendizagem no pós-pandemia

- O candidato selecionado em sua primeira ou segunda opção só terá esta oportunidade de fazer a matrícula. Caso não seja selecionado em nenhuma das duas opções, o candidato precisa manifestar interesse de participar da lista de espera para tentar uma vaga na reclassificação.

- Para ajudar no processo de tomada de decisão quanto à escolha do curso e/ou universidade, os alunos podem observar as notas de corte dos anos anteriores, facilmente encontradas na internet. Também vale observar a quantidade de vagas disponíveis naquele curso e instituição e o número de reclassificados nos anos anteriores.

Leia mais: Sequenciamento genômico do coronavírus no Brasil aumenta quase 10 vezes e facilita estudo de outras doenças

- As notas de corte divulgadas no último dia vão dar um panorama ao candidato sobre sua posição no ranking e suas chances de entrar no curso e instituição desejados.