Por BBC, G1


Sisu distribui vagas no ensino superior; para aumentar as chances de conseguir ser classificado é importante monitorar a nota de corte. — Foto: Reprodução/Tv Globo

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 pode concorrer a uma vaga no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorre duas vezes por ano. A plataforma, administrada pelo Ministério da Educação, reúne e distribui as vagas a partir do desempenho dos alunos no exame.

O cronograma da primeira edição de 2019 já foi anunciado e as inscrições serão abertas no dia 22 de janeiro.

Até lá, aproveite para entender um pouco mais sobre o funcionamento do sistema.

O que é o Sisu? Quem pode participar?

O Sisu é o sistema do Ministério da Educação, em vigor desde 2010, que seleciona os candidatos para as vagas em cursos de graduação de universidades públicas de todo o país. Podem participar da edição que ocorrerá em janeiro os estudantes que fizeram o Enem 2018 e não tenham zerado na redação.

Qual o período das inscrições?

Entre os dias 22 e 25 de janeiro. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sisu, com número de inscrição do Enem e senha.

Antes, no dia 18 de janeiro, o Inep vai divulgar as notas individuais dos participantes do Enem.

Qual o número de vagas disponibilizadas nesta edição do Sisu?

Serão 235.476 vagas em 129 instituições públicas de ensino superior federais e estaduais de todo o país. Elas já podem ser consultadas no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/cursos), filtrando por nome do curso, instituição ou município.

As vagas são todas de instituições públicas?

Sim, todas públicas, incluindo estaduais e federais. As universidades particulares estão inseridas em outro programa de acesso ao ensino superior - o Prouni. Por meio dele, também a partir do desempenho no Enem, são distribuídas bolsas de estudo de até 100% em instituições particulares.

Como funciona o sistema? A inscrição é fácil?

É preciso ter em mãos o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada. Cada candidato pode escolher até duas opções entre as vagas ofertadas. Ao se logar no sistema, é necessário confirmar os dados e iniciar a inscrição. São três passos:

  1. Pesquise as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.
  2. Clique no curso para saber a quantidade de vagas disponíveis e a modalidade (se é reservada para cotista ou não).
  3. Confirme os dados do curso escolhido, veja a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clique em "confirmar minha inscrição".

Durante o período de inscrição, é possível monitorar as notas de corte e o candidato pode remanejar as escolhas. Será considerada válida a última inscrição. Ao final de cada etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Cada instituição tem autonomia para definir pesos diferentes para cada área de conhecimento do Enem, além de distribuir bônus (racial e social, por exemplo) de acordo com suas políticas afirmativas. Por isso, uma mesma nota no Enem pode ter maior ou menor peso dependendo da instituição - o sistema faz automaticamente o cálculo.

É verdade que as notas de corte mudam diariamente? Como ela é calculada?

Sim, elas podem mudar durante todo o período da inscrição. Elas serão divulgadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro a partir de 0h, segundo o MEC. A nota é calculada para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos por modalidade de concorrência.

Como eu faço para ter mais chances de conseguir uma vaga?

É importante não "abandonar" a inscrição. Como a nota de corte pode mudar, é preciso acompanhar a inscrição durante todo o período, pois ela vai servir de referência. Pelo Sisu é possível verificar se o candidato está acima ou abaixo da nota de corte e verificar se tem, consequentemente, mais chance ou não de conquistar a vaga.

Vinicius de Carvalho Haidar, coordenador do Curso Poliedro, sugere que os candidatos pesquisem, antes de se inscrever, o termo de adesão da universidade ao Sisu que especifica os pesos e notas mínimas para cada uma das áreas do conhecimento do Enem. "Com isso, o candidato já consegue ter uma ideia em quais instituições ele vai ter um nota maior e pode traçar uma estratégia antecipadamente."

Tenho direito às cotas, elas estão contempladas nas vagas oferecidas pelo Sisu?

Sim, todas as instituições terão vagas destinadas para os alunos que cursaram o ensino médio na rede pública. Há ainda as que disponibilizam uma parte das vagas para políticas afirmativas próprias. Sendo assim, em alguns cursos pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (12.711/2012) e vagas destinadas às demais políticas afirmativas da instituição.

Cabe ao candidato verificar se cumpre os requisitos de determinada vaga e se de fato compensa disputá-la como cotista. Não há garantia de que a nota de corte das vagas reservadas será menor do que na disputa de ampla concorrência.

Haverá oferta para cursos a distância?

Não. Serão ofertadas somente vagas para cursos presenciais.

Quando sai o resultado? Se eu não for convocado na chamada regular tenho mais alguma chance?

O resultado da chamada regular sai no dia 28 de janeiro. Quem não foi convocado em nenhuma das duas opções pode manifestar interesse em aderir à lista de espera.

Vinicius Haidar reforça que ao sair o resultado, os aprovados precisam logar no sistema e clicar no botão para manifestar interesse na vaga. "Muita gente esquece de fazer isso e perde a oportunidade. Para quem entrou na lista de espera também é necessário acompanhar o site da universidade para ver se haverá convocações."

Como funciona a lista de espera?

Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos que não foram selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular podem manifestar interesse em aderir à lista pelo site do Sisu.

Depois disso, o processo não fica mais a cargo do MEC e sim das próprias instituições. São elas que fazem as convocações dos alunos, caso haja vagas. Por isso, é importante que os candidatos acompanhem o processo junto às instituições na quais tenham manifestado interesse.

Se eu me inscrever no Sisu, posso disputar uma bolsa de estudos pelo Prouni?

Sim, desde que você obedeça aos critérios de participação. Mas caso seja contemplado em ambos os programas, terá de optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu. Segundo o MEC, é proibido um estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.

Quando haverá uma nova edição do Sisu?

São duas edições por ano. Uma ocorre no primeiro semestre e outra no segundo, geralmente no mês de julho.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1