Guia de carreiras

Por G1


Vagas do Sisu 2019 estão abertas — Foto: Reprodução/MEC

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 continua instável nesta quarta-feira (23). Nas redes sociais, candidatos afirmam que o site não está carregando – e, quando abre, apresenta problemas no mecanismo de login.

Ao G1, o MEC afirmou que "foi registrada a lentidão do sistema em razão do enorme volume de acessos, que chegaram a 500 mil simultâneos". Na terça-feira, o MEC disse que o pico de acessos chegou a 350 mil, e que, nas edições anteriores, o índice chegava a entre 25 mil e 30 mil acessos ao memso tempo.

Às 21h, o MEC afirmou que o sistema havia registrado a marca de 991.309 inscritos até as 20h desta quarta.

Leia a nota do MEC na íntegra:

"O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou, nesta quarta-feira, 23, até as 20h, 911.309 inscritos e 1.646.168 inscrições, considerando as duas opções de curso.

Durante o dia, em alguns momentos, foi registrada a lentidão do sistema em razão do enorme volume de acessos, que chegaram a 500 mil simultâneos. Na terça-feira, 22, os acessos simultâneos chegaram ao pico de 350 mil. A recomendação da área técnica do MEC é que o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados."

Atualizações de nota de corte podem piorar situação

Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) atualizará as notas de corte parciais de cada curso em cinco momentos do dia: 0h, 7h, 12h, 17h30 e 20h. Nas últimas edições, os índices só eram renovados à meia-noite, diariamente, até o prazo final.

Por causa dessa mudança, o fluxo de visitas ao site deve aumentar. Provavelmente, os participantes desejarão conferir as notas de corte diversas vezes ao dia, para analisar se vale a pena alterar a inscrição para outro curso.

Em entrevistas ao G1, coordenadores de cursinhos pré-vestibular demonstraram preocupação com a instabilidade do sistema. Eles preveem que, às 20h da 6ª feira, quando sairá a última atualização nas notas, o número de acessos será grande. Caso o site fique lento, há o risco de candidatos não conseguirem alterar a inscrição até as 23h59, quando se encerra o prazo.

A reportagem entrou em contato com o MEC para saber se haverá alguma mudança técnica que garanta a estabilidade do Sisu. Até o início da tarde desta quarta (23), a pasta ainda não havia respondido.

Queixas no Twitter

Candidatos registraram no Twitter reclamações sobre a lentidão do Sisu. Alguns, inclusive, relataram que, depois de digitarem o próprio número de inscrição e a senha, foram dirigidos à página de outro candidato.

O MEC foi procurado pelo G1 sobre a queixa dos candidatos nas redes sociais, mas não havia respondido até as 21h desta quarta-feira.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!