Por Caio Fulgêncio, G1 AC — Rio Branco


Sinteac quer que policiamento seja reforçado em escola do estado — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) protocolou no Ministério Público (MP-AC) um documento que pede uma solução para diminuir a violência nas escolas do estado. A categoria quer a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o governo.

O diretor jurídico do Sinteac, Daryl Adejdid, explica que o pedido é que o MP-AC possa intermediar uma audiência com a Secretária Estadual de Educação (SEE) e Segurança Pública para que medidas sejam adotadas visando dar mais segurança à comunidade escolar.

Ao G1, a SEE informou que ainda não foi comunicada sobre o documento. O órgão afirmou que a aquisição de sete novas viaturas de policiamento escolar está em licitação, elas vão atuar com as sete já existentes. Além disso, conversas são feitas com a Polícia Militar para reforçar o trabalho no ambiente escolar.

Adejdid fala que 70% das escolas de Rio Branco são monitoradas por câmeras, equipamentos que acabam atendendo apenas a questão patrimonial. Funcionários e alunos, no entanto, não possuem mecanismos que garantam a proteção durante o expediente.

“Pelo fato da violência estar iminente nas escolas, com armas brancas e de fogo, pensamos que a presença da polícia iria diminuir os casos. Não resolveria o problema, mas poderia diminuir o risco de forma emergencial”, acrescenta.

Atualmente, segundo o Sinteac, o policiamento escolar é acionado somente quando há alguma intercorrência – podendo, em alguns casos, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) ser chamado. O diretor jurídico diz que uma reunião com o MP-AC deve ocorrer na sexta-feira (9).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1