Por Nathalia Castro, Bom Dia Rio


Secretário Municipal de Educação fala sobre o planejamento da volta às aulas no Rio

Secretário Municipal de Educação fala sobre o planejamento da volta às aulas no Rio

A um mês da volta às aulas na cidade do Rio, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação defende que as atividades presenciais só sejam retomadas após a vacinação da população contra a Covid-19.

“Nós do Sepe defendemos que não é possível ter retorno das aulas presenciais até que todos nós, profissionais da Educação e comunidade escolar, que envolve os pais, as mães de alunos e também as crianças, sejamos vacinados. Não voltar antes da vacina porque a gente defende a vida de todos e todas”, disse Duda Quiroga, coordenadora do Sepe-RJ.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, em 2021, o ano letivo terá 202 dias — começa no dia 8 de fevereiro e termina em 17 de dezembro. Ainda segundo a secretaria, uma resolução permite tanto as aulas remotas como presenciais.

Em entrevista ao Bom Dia Rio, o secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, explica que um plano sanitário de volta às aulas deve ser divulgado em meados de janeiro e leva em consideração vários elementos, como o comportamento de alunos e profissionais em salas de aulas, nos refeitórios e durante o recreio.

Para tanto, está sendo feito um levantamento nas 1.593 unidades de ensino da cidade, segundo Ferreirinha.

“Estamos no processo de elaboração, junto com a Saúde, do nosso protocolo sanitário que será aprovado pelo comitê de especialistas de enfrentamento ao Covid-19 da Prefeitura do Rio”.

Entre as medidas analisadas estão:

  • Qual deve ser o distanciamento ideal entre carteiras quando o aluno está com máscara ou sem a proteção;
  • Quantas pessoas podem estar em sala de aula, levando em consideração a quantidade de janelas e de aparelhos de ar-condicionado;
  • Como deve ser o funcionamento do refeitório;
  • Como deve ser organizado o intervalo para o recreio.

O protocolo também deve trazer informações sobre um eventual rodízio de alunos, já que o número de profissionais nas unidades de ensino deve ser reduzido.

Especialista defende retorno após 'sinal verde' da Saúde

Para a especialista em Educação, Andréa Ramal, a retomada das aulas presenciais ainda é prematura.

“Eu considero esse retorno pós-pandemia, esse aprendizado, como o maior desafio da história da educação brasileira. E isso envolve pegar alunos desmotivados, que já estão cansados de tantos meses com aulas on-line, nem todos eles conseguindo acessar a internet, também professores sem os recursos, sem a devida preparação para isso, e as escolas, você sabe que 46% das escolas públicas brasileiras não têm pelo menos um item de saneamento básico”.

“Precisa capacitar professores e também famílias para que elas saibam também o que fazer em casa para que as crianças e os jovens continuem aprendendo além das aulas on-line”.

“É um momento realmente muito conturbado, com muitas inseguranças e eu espero que a gente só volte quando realmente os responsáveis pela área de Saúde derem o sinal verde”.

VÍDEOS: Os mais vistos do Rio nos últimos 7 dias:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!