Por Guia do Estudante #especialENEM

Para um aprendizado efetivo, tão importante quanto estudar os conteúdos é resolver questões de provas anteriores. É dessa forma que o estudante consegue treinar como as matérias são cobradas na prova e distinguir os assuntos mais importantes e que merecem maior atenção.

"Além do conhecimento em si, quanto mais preparado o aluno estiver, mais ele precisa treinar: treinar tempo para a realização das questões, para conseguir finalizar as provas, além de buscar saber as áreas de conteúdo que ainda necessitam de aprimoramento", destaca Michelle Marques Costa, líder corporativa de uma universidade que oferece simulados antes da prova.

O tempo necessário para resolver cada questão também é importante para garantir que o estudante consiga finalizar a prova e, para isso, nada mais eficaz do que fazer os simulados.

"Os simulados são importantes porque treinam os estudantes para uma situação que será real. Com o simulado, o estudante pode treinar além dos conhecimentos as suas emoções, ansiedade, enfim, se sentir mais preparado para o momento do exame", acrescenta Michelle.

Cada minuto de prova é importante no ENEM

O tempo para o Enem é um fator determinante. Os alunos têm em média de 3 a 4 minutos para responder a cada uma das 180 questões da prova e, aproximadamente, meia-hora para escrever a redação.

"Treinar o tempo de cada questão (principalmente para ENEM) é de extrema importância para o controle da sua mente na hora da prova", ressalta o professor do Curso e Colégio Tendência, André Fabiano, mais conhecido como Binho pelos alunos.

Dessa forma, é fazendo um simulado do Enem que o estudante pode avaliar o tempo necessário para concluir a prova; quais disciplinas ele precisa estudar mais; se prefere começar escrevendo a redação ou resolvendo as questões; e, até mesmo, a questão do cansaço, da alimentação e da hidratação durante a prova.

Aulões trazem as principais dicas dos professores de forma descontraída

Os aulões realizados geralmente nos dias que antecedem à prova também são válidos, principalmente para que os alunos se sintam mais motivados e confiantes. Nesses momentos, os professores abordam de forma descontraída a matéria da prova e dão dicas de como o aluno deve proceder para resolver as questões de forma mais rápida e eficaz.

"O objetivo dos aulões é dar aquela última dica antes da prova, de uma forma metódica e um pouco descontraída, para o aluno ir seguro fazer a prova", destaca Binho.

Instituições de ensino disponibilizam conteúdo de forma gratuita e online

Geralmente, os cursinhos preparatórios para as provas promovem aulões e simulados, porém, atualmente, é possível ter acesso a conteúdo de qualidade de forma gratuita.

Em Santa Catarina, a Unisul, por exemplo, está disponibilizando a plataforma online "Com Você no Enem", que promove aulões e simulados e divulga dicas de professores que atuam na preparação dos alunos para o Enem sem cobrar nada por isso. O próximo simulado acontecerá no dia 9 de janeiro. Para participar os estudantes devem acessar a plataforma e realizar seu cadastro.

No dia 12 de dezembro, a Univille também promoverá um encontro entre estudantes e professores especialistas em preparar alunos para provas no Canal do Youtube Univille Play, ao vivo. O tradicional Aulão ENEM da Univille acontecerá das 14h às 18h. Entre os conteúdos que serão disponibilizados estão aulas extras, dicas dos principais assuntos da prova, aplicativos e até canais que vão permitir acesso a um conteúdo qualitativo para que os candidatos possam realizar com sucesso o Enem. Para participar, basta fazer a inscrição pelo link.

Guia do Estudante #especialENEM

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!