Brasil
PUBLICIDADE

Por Alice Cravo — Brasília

Ao tomar posse como ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida afirmou que procurará o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino para um esforço para a redução do número de homicídios de jovens, pobres e negros. Ele anunciou também que discutirá a criação de um programa de proteção aos defensores dos direitos humanos e que apresentará um plano nacional de proteção dos defensores de direitos humanos, especialmente os ambientalistas.

— É um número inaceitável de homicídios de jovens, pobres e negros. Mesmo que o meu ministério não possua hoje a estrutura necessária para executar diretamente as políticas neste sentido, procurarei o ministro Flávio Dino e outros ministros para se somar a esse esforço.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no ano passado, mostram que negros são 77,6% das vítimas de mortes violentas intencionais — categoria que reúne homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Entre pessoas brancas, o número é de 21,7%.

No caso das mortes pela polícia, a diferença é ainda maior: 84% dos alvos são negros. Em 2021, este índice apresentou queda de 31% entre a população branca, mas cresceu 5,8% entre os negros, em comparação ao ano anterior.

Entre os próprios policiais civis e militares que são alvo de mortes violentas, a maioria (67,7%), também é negra. Já entre as vítimas de feminicídio, 62% são negras e 37,5% são brancas.

Silvio Almeida tomou posse nesta terça-feira no prédio na Esplanada dos Ministérios que até então era ocupado por Damares Alves, ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. A agora senadora eleita assumiu em 2019 afirmando que “meninos vestem azul e meninas vestem rosa”.

A posse do novo ministro, por sua vez, se contrapôs à antiga gestão e iniciou a cerimônia com o uso da linguagem neutra de gênero: a cerimonialista utilizou o termo "todes" para se referir aos presentes. Outras cerimônias de transmissão de cargo do novo governo também tem empregado a linguagem neutra.

Silvio Almeida afirmou ter recebido um ministério "arrasado" e falou em "crueldade" da antiga gestão.

— Recebo hoje um ministério arrasado, conselho de participação foram reduzidos ou encerrados, muitas vozes da sociedade foram caladas, políticas foram descontinuadas e o orçamento voltado para os direitos humanos foi drasticamente reduzido. Como crueldade derradeira a gestão que se encerra tentou extinguir sem sucesso a Comissão de Mortos e Desaparecidos. Não conseguiu. Nesse sentido, eu quero que todos saibam, que todo ato ilegal baseado no ódio e no preconceito será revisto por mim e pelo presidente Lula, que sempre teve um compromisso com a democracia.

Silvio Almeida exalta minorias e critica gestão anterior em cerimônia de posse

Silvio Almeida exalta minorias e critica gestão anterior em cerimônia de posse

Almeida disse que seu maior compromisso será o de “lutar para que o estado brasileiro deixe de violentar seus cidadãos” e que apresentará nos próximos meses um conjunto de políticas públicas à sociedade. Ele afirmou que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro deixou um “ministério arrasado” e que a pasta era “utilizada para reprodução de mentiras e preconceitos”.

— Isso significa dentre outras coisas lutar contra o assassinato de jovens, pobres e negros, lutar contra um direito administrativo que rouba camelôs, que expulsa crianças da escola, fecha postos de saúde, recolhe pertence de pessoas em situação de rua e permite agressão contra todos os excluídos e marginalizados da sociedade — afirmou.

Participaram da posse do novo ministro os também ministros Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Anielle Franco (Igualdade Racial), Marina Silva (Meio Ambiente) e Vinicius Carvalho (CGU). A ex-ministra e agora deputada federal Maria do Rosário (PT) também estava no evento e fez uma fala de abertura. Durante o discurso, os convidados gritaram “sem anistia”, mesmo grito entoado na posse de Lula.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, toma posse no cargo — Foto: José Cruz/Agência Brasil
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, toma posse no cargo — Foto: José Cruz/Agência Brasil

— Vivemos a transformação deste ministério em uma pasta voltada ao terras, a afirmação das desigualdades, ao fomento ao ódio, ao fomento a todas as formas de discriminação. O Disque 100 foi desvirtuado. As políticas de memória e verdade foram atacadas. Fascistas ocuparam espaço na pasta da democracia — falava a deputada no momento do coro.

Silvio Almeida disse também que “encerra-se a era de um presidente que se disse orgulhoso em defender a tortura” e garantiu o “pleno funcionamento” do mecanismo nacional de prevenção e combate à tortura.

— Encerra-se também nesse momento a era de um presidente que se disse orgulhoso em defender tortura, usou seu cargo amparado por sua ministra de Direitos Humanos para investir contra o mecanismo nacional de prevenção e combate a tortura. Como se sabe, os membros dos órgãos foram exonerados e suas remunerações foram extintas.

Silvio Almeida também oficializou o nome de dez membros da sua equipe, incluindo cinco secretários. São eles:

  • Secretário Executiva do Ministério dos Direitos Humanos: Rita Cristina de Oliveira
  • Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos: Isadora Brandão Araújo da Silva
  • Secretário Nacional dos Direitos da criança e do Adolescente: Ariel de castro Alves
  • Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+: Symmy Larrat
  • Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Ana Paula Feminella
  • Secretário Nacional do Direito das Pessoas Idosas: Alexandre Silva
  • Assessor Especial da Defesa da Democracia, Memória e Verdade: Nilmario Miranda
  • Chefe do Gabinete Ministerial: Marina Lacerda
  • Assessor Especial para Assuntos Legislativos: Carlos Davi Carneiro
  • Ouvidor Nacional dos Direitos Humanos: Bruno Renato Teixeira

Mais recente Próxima Menino de 10 anos acerta as seis dezenas da Mega da Virada, mas mãe não registrou aposta
Mais do Globo

Youtuber participou de simpósio sobre regulamentação das plataformas digitais

Câmara exclui trecho de vídeo em que Felipe Neto chama Arthur Lira de 'excrementíssimo'

Antony Blinken adquiriu uma cópia do 'Midnights', lançado em 2022, e descreveu Swift como um sucesso de exportação americana bem-sucedida

Swiftie? Secretário de Estado dos EUA compra álbum de Taylor Swift durante visita à China

Com 7,6 milhões de seguidores no TikTok, americano Joey Swoll disse que ‘está 100%’ após encarar procedimento de seis horas

Influenciador fitness cita 'susto' após precisar encarar segunda cirurgia no coração em 15 meses

No início do ano, a Affinity Partners investiu cerca de US$ 200 milhões na Zamp

Empresa do genro de Trump entra para conselho de proprietária do Burger King no Brasil

Aos 31 anos, Larissa morava no Rio de Janeiro para cursar sua segunda graduação, em Medicina

'Dá sinais de que está entendendo', diz pai de jovem em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula

Atriz ficou com sem receber seus benefícios corretamente entre 2019 e 2022 e descobriu fraude com sua aposentadoria e a pensão deixada por seu marido, o também ator Fernando Torres

Fernanda Montenegro: entenda por que a atriz entrou na Justiça para reaver R$ 334 mil do INSS

Norma proíbe médicos de realizarem assistolia fetal, método utilizado na fase avançada da gestação

Aborto legal: Justiça restabelece norma do CFM que impede procedimento após 22 semanas em casos de estupro

Mulher compartilhou que nem mesmo os copos descartáveis usados eram substituídos e causou repulsa nos seguidores: ‘não sei se quero voltar a pisar em um hotel’

Americana pede demissão 27 minutos depois de começar a trabalhar após descobrir como limpavam os quartos de um hotel

Influenciador foi muito criticado por fala e apagou o post feito no X

Ex-BBB Eliezer expõe estratégia para não cair no esquecimento e fechar contratos: 'pai de Lua'

Dois grupos de cigarras vão emergir da terra em território americano, em fenômeno que coincidirá pela primeira vez desde 1803, quando Thomas Jefferson era presidente

Explosão de cigarras: bilhões de insetos vão 'invadir' os EUA nas próximas semanas