Por HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

Já imaginou uma escola que não tem salas de aula ou horários fixos, na qual a cada minuto um corredor, um setor ou um leito se tornam locais de aprendizagem? Esse é o Hospital Pequeno Príncipe, que além de promover saúde integral com excelência técnico-científica também garante o direito à educação e à cultura desde a década de 1980 e que formalizou o Setor de Educação e Cultura (Educ) em 2002. Nesta quarta, dia 2 de março, o Educ completa 20 anos, e o Pequeno Príncipe tem muito a comemorar.

O pioneirismo na educação hospitalar é uma marca registrada do Pequeno Príncipe, que foi o primeiro hospital do Paraná a assinar um convênio com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), que passou a ceder professores da rede de ensino para atender os pacientes em tratamento na instituição. Isso faz com que as crianças e adolescentes possam continuar com sua educação formal sem perder o ano letivo ou ficarem com seus conteúdos atrasados.

Atendimento individualizado e personalizado

O Setor de Educação e Cultura também valoriza as necessidades, potencialidades e desejos de cada paciente, fazendo com que cada um tenha um atendimento personalizado. Esse é o caso de Vitor Prust, do Serviço de Transplante de Medula Óssea, que perdeu a visão e precisou de novos estímulos durante o processo de sua educação, e um deles foi a música. O interesse surgiu com apresentações de piano que aconteciam na Praça do Bibinha do Hospital, tornando a curiosidade pelas canções uma maneira de aprendizado.

Hoje, aos 14 anos, Vitor aprendeu a ler partituras em braile e toca teclado. “A equipe do Setor de Educação e Cultura foi imprescindível para o tratamento dele. Além das atividades práticas e dos conteúdos didáticos que a escola encaminhava para ele, a gente percebia também que cada profissional que estava ali presente fazia de tudo para que meu filho se sentisse bem. Então as atividades eram bem direcionadas conforme o estado de saúde e o ânimo dele, sempre de uma maneira respeitosa. Tudo isso fez muita diferença na vida dele e durante o período de internamento”, ressalta Janira, mãe do Vitor.

Entre as iniciativas do Setor de Educação e Cultura também se destacam a presença dos pais em todos os momentos, o incentivo à leitura, a realização de oficinas de arte e cultura, e o estímulo à saúde. “O tempo todo a criança está aqui pensando no tratamento, no cuidado e na cura, e quando eles estão com a gente isso reverte. É uma janela aberta para o que está lá fora, para o mundo, para a vida”, fala o coordenador do setor, Claudio Teixeira.

Coronavírus

Com pandemia da COVID-19, a preocupação com a continuação dos estudos formais dos pacientes incentivou o atendimento a distância e uma articulação ainda mais cuidadosa entre família e escola de origem. Na parte cultural, todas as ações foram adaptadas para os meios virtuais, de acordo com as suas particularidades: contações de histórias foram feitas por pelo menos uma hora; aulas de musicalização foram voluntariamente oferecidas por uma escola de música; aulas de jardinagem viraram apresentações sobre plantas nativas e plantas alimentares não convencionais. Tudo por videochamada, até que fosse possível receber novamente, aos poucos e com atividades reduzidas, as crianças no sexto andar do Pequeno Príncipe – local onde está o Educ. No final do ano passado, por exemplo, a biblioteca voltou a funcionar com todos os cuidados para proteção contra o coronavírus.

Parte do DNA do Pequeno Príncipe

Ao longo dos anos, o Setor de Educação e Cultura conseguiu aperfeiçoar cada vez mais seus serviços. Além do poder público, parcerias com arte-educadores e grupos culturais diversificaram o planejamento de atividades – fazendo da promoção à saúde uma prática ainda mais ampla. Já foram milhares de crianças e adolescentes do Paraná e de todo o Brasil atendidos e dezenas de projetos educacionais e culturais ofertados.

O coordenador do setor não consegue imaginar o Pequeno Príncipe sem o trabalho do Educ, que, segundo ele, tornou-se parte do DNA da instituição. “É um ganho que espero e acredito que realmente vai permanecer, vai se sedimentar, solidificar, porque é um caminho sem volta. Não basta cuidar da doença, tem que estimular a saúde. E para isso, educação e cultura são fundamentais. É vida pulsando, é o que move a gente, é o que mobiliza forças internas, é o que nos faz vibrar por dentro, e isso já é um tanto de saúde. Se a gente está motivado, está feliz. O tratamento dá mais certo, as crianças ficam mais receptivas ao tratamento, acolhem mais as intervenções de uma maneira mais tranquila. Tudo tende a correr melhor”, completa Teixeira.

Hospital Pequeno Príncipe, especialista em ser completo!

Diretor-técnico responsável: Donizetti Dimer Giamberardino Filho – CRM-Paraná 5647

HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

Mais lidas

Mais do G1
O PODER DA DOAÇÃO

A redução da função intestinal abaixo do esperado requer terapia prolongada para o bom desenvolvimento da criança

Doenças graves do intestino exigem tratamento de alta complexidade

A doença pode iniciar na infância ou na adolescência; em crianças, os sintomas se diferem dos apresentados por adultos

Transtorno bipolar na infância: quais os sinais de alerta

Em live, especialistas do Hospital Pequeno Príncipe explicam tudo o que você precisa saber sobre essa vacinação

Vacina da gripe: quem deve tomar?

A doença neurológica, ocasionada por acúmulo de líquido dentro do crânio, pode ser identificada já no período intrauterino

Entenda o que é a hidrocefalia

A chegada do frio provoca o aumento das infecções respiratórias em crianças; os sintomas variam de acordo com cada doença viral

Temporada de viroses: veja como proteger seu filho

O Pequeno Príncipe se une à campanha do Dia Mundial da Saúde e reforça o seu compromisso e responsabilidade para um planeta mais sustentável

Mudanças climáticas são grande ameaça à saúde da humanidade
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!