Por G1 Zona da Mata


Servidores estaduais de educação paralisam atividades nesta quarta-feira em Juiz de Fora

Servidores estaduais de educação paralisam atividades nesta quarta-feira em Juiz de Fora

Servidores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta quarta-feira (16) em Juiz de Fora. De acordo com o Sindicatos Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute), todas as unidades da cidade aderiram ao movimento, que deve permanecer até sexta-feira (18).

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) disse que vai acompanhar o andamento da paralisação e emitir um balanço no final da tarde. (Confira íntegra abaixo).

Entre as reivindicações da categoria estão o cumprimento de acordos firmados com o governo do Estado, a normalização dos pagamentos e a falta de repasses para merenda e reparos na estrutura das escolas.

Atualmente o Sind-Ute engloba cerca de cinco mil professores, trabalhadores administrativos e de serviços gerais que atuam na rede estadual de ensino, na subsede juiz-forana. No ato, que acontece simultaneamente em Belo Horizonte, os professores pedem ainda os salários atrasados dos aposentados e cobram verbas para merenda e reforma das escolas.

Segundo a diretora do Departamento de Comunicação do Sind-Ute, Yara Aquino, os servidores estão sem data para receber o salário mensal e temem não receber décimo terceiro este ano.

"Nós recebíamos no quinto dia últil e agora não temos data pra receber. Sobre o décimo terceiro a gente nem sabe. Se ano passado o Governador parcelou, esse ano ele pode sair e declarar falta de verba. É uma verdadeira tortura psicológica todo mês. Falaram que ia ajustar o salário acima do piso salário, mas até agora nada. A estrutura física das escolas está horrível, não tem verba para merenda, não tem verba para reparos. São muitos os problemas", conta.

A decisão de paralisar as atividades partiu após o governador Fernando Pimentel (PT) anunciar o adiamento da escala de pagamento dos servidores. O novo cronograma indica que o pagamento desta quarta deve ser feito na sexta-feira (18). A alteração foi necessária por causa da análise preliminar da lista de servidores com supostos acúmulos de função apontados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Posicionamento da Secretaria de Estado de Educação

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) foi notificada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) sobre a paralisação da categoria que será realizada nesta quarta-feira (16/05). A Secretaria vai acompanhar o andamento da paralisação nas escolas da rede estadual e emitir um balanço no final da tarde. A SEE reitera que, durante todo o período de duração da greve, que teve início no dia 8 de março e foi finalizada no dia 23 de abril, se empenhou em dialogar com o movimento e buscar uma conciliação que atendesse as partes envolvidas e garantisse a regularidade do ano letivo dos estudantes da rede.Com participação do Ministério Público e da Assembleia, foi elaborado um termo de conciliação que previa o envio de projeto de lei para concessão dos reajustes do Piso de 2017 e 2018, tão logo o Governo retornasse ao limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa era a principal reivindicação da categoria.O Governo reafirma que cumpriu a maioria dos itens do acordo de 2015, que inclusive garantiu reajuste de 46,75% nos salários dos trabalhadores, além de ter nomeado mais de 52 mil novos servidores, dentre outros pontos.Após o acerto com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para envio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 49/18, que inclui na Carta Estadual a obrigatoriedade de pagamento do piso nacional aos trabalhadores da rede estadual de ensino, os servidores decidiram pelo fim da greve. Sobre os questionamentos relativos ao pagamento dos servidores, as informações sobre datas e escalas de pagamento são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?