Empresas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Rafael Rosas — Do Rio


O Canal Futura lança hoje a quinta temporada da série “Destino: Educação”, desta vez com episódios dedicados a políticas públicas voltadas para o setor. Serão 13 episódios de 26 minutos cada, em que serão abordadas políticas adotadas em escolas no Brasil e no exterior, de forma a apresentar casos exitosos e suas aplicações nas instituições de ensino. Além disso, haverá uma websérie e um minicurso on-line e gratuito sobre o tema.

A série “Destino: Educação” teve sua primeira temporada veiculada em 2012 e mostrava escolas de excelência em vários países. Em 2015 foi a vez de mostrar instituições de alta qualidade no Brasil, enquanto a terceira e quarta temporadas, em 2016 e 2018, apostaram em escolas inovadoras e com boas práticas dentro e fora do Brasil.

“Agora, em 2022, chegamos nas boas práticas, mas partindo das políticas públicas”, diz Deca Farroco, gerente de produção do Canal Futura. O “Destino: Educação” veio amadurecendo e se consolidando como um título importante e reconhecido por educadores, por quem está na pauta da educação”, acrescenta, lembrando que em suas temporadas, a série começou apresentando exemplos de fora e hoje, na quinta edição, vai ao cerne de discussões que determinam e apoiam processos em educação.

A estreia do programa ocorre na semana da educação, que vai até o dia 29 e os episódios estarão disponíveis no GloboPlay depois da exibição na TV, que acontece sempre às segundas-feiras, 22h30.

A temporada de “Destino: Educação - Políticas Públicas” terá, pela primeira vez, uma websérie especial que será veiculada no canal do Youtube do Futura. O tema da websérie, que terá cinco capítulos, será “Políticas públicas na prática”, com veiculação no dia 26 de abril, a partir das 20h. Serão cinco exemplos de políticas públicas aplicadas nas escolas e cada episódio mostrará todo o caminho para se colocar em prática uma proposta para apoiar os gestores em assuntos como o racismo na escola; o baixo desempenho escolar; o ensino integral; a preparação para o mercado do trabalho; e a formação de professores com base na realidade dos estudantes.

O minicurso on-line e gratuito “Tecnologias Digitais na Educação Básica”, feito em parceria com o Sesi, tem como público-alvo agentes da educação e interessados no assunto. A ideia é ampliar o alcance do tema, além de ofertar recursos pedagógicos e de comunicação em quatro módulos. O conteúdo estará disponível na plataforma de cursos do Futura a partir de hoje.

Wisley Pereira, gerente-executivo de Educação do Sesi, lembra que a parceria busca encontrar as melhores experiências do ponto de vista educacional nacional e internacional para ajudar o país a desenvolver a educação básica. “A quinta temporada vem contribuir nessa preocupação que o Sesi teve em como a gente pode olhar para dentro de casa e para fora de casa para políticas públicas que foram efetivas, tanto brasileiras quanto internacionais”, diz Pereira.

Para Farroco, é importante falar de políticas públicas para a educação e sua influência na vida das pessoas, principalmente em um ano “de reflexão”. “Quando a gente desmistifica que política pública não é para ficar escrita em um papel, ser publicada no Diário Oficial, que ela pode ser benéfica e pode modificar o dia a dia, a gente chegou aonde queria”, diz.

Mais recente Próxima Pão caseiro na pandemia impulsiona Fleischmann

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico