Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Seminário internacional debate os impactos do racismo na infância

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Ribeiro
Por Bruna Ribeiro
Atualização:
Crédito: Reprodução / CEERT  Foto: Estadão

Entre os dias 22 e 24 de março, o Seminário Internacional Racismo e Infância: impactos, desafios e perspectivas debaterá as relações raciais na infância, com foco nas áreas de educação, direito e saúde. O evento é online e organizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), em parceria com a Porticus América Latina. Serão disponibilizadas 200 vagas. Para se inscrever, clique neste link - disponível até dia 19 de março.

PUBLICIDADE

Serão abordadas as seguintes temáticas: impactos do racismo para o desenvolvimento infantil; o estado da arte sobre racismo e infância no Brasil; as manifestações de racismo nas instituições de educação infantil; a formação de professores/as para o enfrentamento ao racismo e o papel da sociedade civil e dos gestores públicos na garantia de uma educação para as relações étnico - raciais.

Segundo Luciana Alves, gestora de projetos educacionais do CEERT e diretora de escola naUniversidade Federal de São Paulo (Unifesp), a relevância do evento também se dá ao fato de abordar o que raramente é tratado nas pesquisas acadêmicas brasileiras: como experiências com racismo impactam o desenvolvimento do cérebro das crianças, tópico que será abordado pela professora de Harvard Natalie Slopen, também membro do corpo docente afiliado do Center for the Developing Child (Centro para a Criança em Desenvolvimento).

"Toda criança tem direito a uma infância segura e saudável, isso significa uma infância protegida dos danos físicos e psicológicos causados pelo racismo. Para garantir este direito é preciso que todas as instituições responsáveis por crianças - poder público, famílias, educadores, profissionais de saúde, dentre outros - estejam suficientemente informadas a respeito dos impactos do racismo no desenvolvimento infantil e que tenham ferramentas para combater tais impactos, bem como para promover experiências positivas relacionadas à diversidade racial", disse Luciana.

Confira programação completa:

Publicidade

22 de março

14h - 16h30 (Horário de Brasília)

PAINEL 1 - AS PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA E RACISMO: PANORAMA DO DEBATE CIENTÍFICO

Abertura

Cida Bento Co-fundadora do CEERT e estudiosa das relações raciais.

Publicidade

Letícia Born Gerente de programas da Porticus America

Debate

Natalie Slopen Professora assistente de Ciências Sociais e Comportamentais na Harvard T. H. Chan Schoolof Public Health (Escola de Saúde Pública Har- vard T. H. Chan) e membro do corpo docente afiliado do Center for the Developing Child (Centro para a Criança em Desenvolvimento) da Universidade de Harvard.

Luciana Alves

Gestora de projetos educacionais no Ceert e diretora de escola na Unifesp. Desenvolve pesquisas na área de educação e relações raciais, é autora do livro Ser Branco, publicado pela editora Hucitec.

Publicidade

Benilda Brito

É ativista dos Movimentos feminista e Negro desde a década de 80. Participa do N'zinga Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte, é integrante titular na Plataforma DHESCA (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Ambientais). Membro titular do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres. Integra a Executiva do FOPIR - Fórum Permanente de Igualdade Racial.

Mediação

Carolina de Paula Teles

Mestre em educação pela Universidade de São Paulo, consultora do CEERT e professora de educação infantil.

Publicidade

23 de março

10h - 12h30 (Horário de Brasília)

PAINEL 2 - RACISMO NA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR CRIANÇAS PEQUENAS

Caroline Jango

Doutora e mestre em Educação pela Unicamp, autora do livro "Aqui tem Racismo: um estudo das representações sociais e das identidades das crianças negras na escola". Pedagoga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Hortolândia e membra fundadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP.

Publicidade

Cristina Teodoro

Doutora e mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia. Professora da Adjunta Efetiva da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), responsável pelo componente curricular Educação Infantil nos países da Integração e prática de estágio na Educação Infantil.

Flávio Santiago

Doutor em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação - UNICAMP (2019), Mestre também pelo programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação - UNICAMP (2014) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Durante o doutoramento, realizou estágio sanduíche na Università degli Studi di Milano-Bicocca - Itália.

Mediadora

Publicidade

Maria das Graças Gonçalves

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo, consultora do CEERT e professora da Universidade Federal Fluminense.

24 de março

10h - 12h30 (Horário de Brasília)

PAINEL 3 - ENFRENTAMENTO AO RACISMO NAS INSTITUIÇÕES DA INFÂNCIA: O PAPEL DO PODER PÚBLICO

Publicidade

Marly Silveira

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação pela Univ Fed Fluminense; Ex Professora da Universidade Federal de Goiás; Prof Aposentada da Universidade de Brasília; Consultora da Área de Educação na Equipe do CEERT.

Waldete Tristão

Doutora pela USP e mestra pela PUC-SP. Professora do Instituto Singularidades, em São Paulo. Foi professora e coordenadora pedagógica na educação infantil paulistana. É consultora em educação e relações raciais no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

Daniel Teixeira

Publicidade

Advogado, especializado em Direitos Difusos e Coletivos pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); diretor de projetos do CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades; foi "Visiting Scholar" da Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, em Nova Iorque; e Fellow do Public Interest Law Institute - Budapeste.

Mediação

Fernanda Cristina de Souza

Doutora em educação pela Univesidade de São Paulo, professora do Instituto Federal de São Paulo e participante do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil.

Fechamento

Daniel Teixeira

Diretor do CEERT

Letícia Born

Gerente de programas da Porticus America Latina.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.