publicado dia 18/09/2023

Seminário Educação Integral em Debate discute políticas públicas de Educação Integral

por

A Educação Integral está nos centros dos debates com a formulação e implementação do programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). Para discutir a concepção, sua relação com a formação de uma sociedade democrática e equitativa, e como ela precisa acontecer na prática para promover direitos, acontece a 2ª edição do Seminário Educação Integral em Debate.

Programado para acontecer na segunda-feira (25/09), das 9h às 19h (horário de Brasília), o evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Futura no YouTube e emissão de certificados para participantes.

Na ocasião, estudantes, educadores e especialistas no tema vão conversar sobre o que a Educação tem a ver com o projeto de Brasil que queremos para o futuro, a importância de priorizar o tempo integral para as infâncias. Além de aspectos como currículo, gestão e território na Educação Integral e como ensinar e avaliar à luz desta concepção. 

De acordo com Natacha Costa, diretora-geral da Associação Cidade Escola Aprendiz, o evento será uma oportunidade de ampliar o debate sobre a Educação Integral e as políticas públicas de tempo integral nas escolas. 

A especialista explica que Educação Integral não é uma modalidade, mas uma concepção de qualidade na Educação que afirma a aprendizagem e o desenvolvimento integral como um direito de todas as pessoas. 

Além disso, experiências anteriores mostram a potência da Educação Integral para a garantia da equidade nas políticas e projetos pedagógicos das escolas brasileiras. “A Educação Integral é concepção-chave para a efetivação do direito à Educação no Brasil. Nos últimos anos, em especial durante a pandemia de covid-19, estados e municípios têm demonstrado a relevância das políticas de Educação Integral para o enfrentamento das desigualdades”. 

O Educação Integral em Debate é realizado pela Associação Cidade Escola Aprendiz, através do Centro de Referências em Educação Integral, e por UNICEF, AVANTE, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes, Ashoka, Fundação Santillana e Canal Futura.

Programação do Seminário Educação Integral em Debate 2023 

Em 2023, o Seminário Educação Integral em Debate contará com quatro mesas temáticas de discussão, programadas para acontecer das 9h às 17h30. 

A primeira delas, focada no tema “Educação e Projeto de País: que sociedade queremos e o que a Educação tem a ver com isso?, terá participação de Edneia Gonçalves (Ação Educativa), Kaillany Victoria (Estudante Escola do Sesc), Pilar Lacerda (Centro de Referências em Ed. Integral) e Claudia Santos (Observatório da Educação Integral/UFBA). A mediação é de Natacha Costa. 

A seguir, a partir das 10h30, inicia a mesa “Infâncias brasileiras: por que priorizar as crianças na política de ampliação da jornada?”. Para discutir Educação Infantil na Educação Integral, estarão presentes Erondina Barbosa da Silva (Unicef Brasil), Rita Coelho (Ministério da Educação  – MEC), Beatriz Benedito (Instituto Alana / Centro de Referências em Educação Integral) e Leticia Leobet (Instituto Geledés). A mediação é de Maria Thereza Marcílio (Avante / Centro de Referências em Educação Integral). 

Após um breve intervalo, as discussões serão retomadas com o painel “Currículo, gestão e território na Educação Integral: garantir a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todes diz respeito a que escolhas?”. 

A mesa contará com a professora Maria Lucia Valério Silva (EE indígena Tenente Antonio João), Jucie Parreira (Secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré – PR), Bia Goulart (Centro de Referências em Educação Integral) e Gina Vieira Ponte (Centro de Referências em Educação Integral). A mediação é de Tereza Perez (Cedac / Centro de Referências em Educação Integral). 

O Seminário também abordará a avaliação na Educação Integral. Para falar sobre “Gestão para resultados ou resultados da gestão: como ensinar e avaliar em uma proposta de educação integral?”, participam Ana Lucia Sanches (Secretaria Municipal de Educação de Diadema – SP), Helena Singer (Ashoka/ Centro de Referências em Educação Integral), Rodrigo Mendes (Instituto Rodrigo Mendes) e Nicolas Moreira Natale (Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador / Escolas 2030). Anna Helena Atenfelder (Cenpec/Centro de Referências em Educação Integral) será a mediadora.

Com o tema “Educação Integral e democracia”, a conferência de encerramento será com o educador André Lázaro (Fundação Santillana), ex-secretário da SECAD/MEC. 

Educação Integral em Debate 2022 

Em 2022, o seminário reuniu educadoras(es) e especialistas para discutir como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Participaram das discussões grandes educadoras como Edneia Gonçalves (Ação Educativa), Natacha Costa (Associação Cidade Escola Aprendiz/Centro de Referências em Educação Integral), Márcia Bittencourt (Secretaria de Educação de Belém/PA) e Jaqueline Moll (Observatório Nacional de Educação Integral), além de professores e gestores escolares.

Serviço

O que: Seminário Educação Integral em Debate
Quando: 25/09/2023 das 9h às 19h
Onde: Canal do YouTube do Futura  

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.