Por g1 Santarém e região — PA


Os cursos são voltados para professores do 1º ao 9º ano e do AEE — Foto: Divulgação/Agência Santarém

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras) de Santarém, no oeste do Pará, realizou na noite de terça-feira (15) aula inaugural do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para professores da rede municipal de ensino. A aula aconteceu na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy.

As aulas do curso de libras vão até o dia 28 de junho, ministradas às terças e quintas-feiras no período noturno.

O curso irá capacitar 150 professores do Ensino Regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atende mais de 40 alunos matriculados nas classes regulares de ensino da Rede Municipal oferecendo instruções de nível básico e intermediário em Libras para atuarem com profissionalismo com alunos que possuem especificidades como surdez, baixa visão e deficiência visual.

Em 2021 o curso de Libras foi realizado em três polos na região de Santarém como nas escolas Hilda Mota, Princesa Isabel e Ubaldo Correa. Este ano o número de polos subiu para sete, além das 3 escolas referenciadas, haverá um polo na BR-163, outro na Curuá-Una, um na região de rios e o sétimo polo atenderá o curso de Braile e deficiência visual.

De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marcicley Caldas Nogueira, a iniciativa tem como objetivo viabilizar a inclusão. Ainda segundo ele, o certificado entregue ao final do curso terá validade em todo o território nacional.

“O objetivo é capacitar professores da Educação Infantil ao 9º ano da rede municipal de ensino em Libras disseminando a língua no contexto escolar possibilitando a comunicação e inclusão educacional de surdos, baixa visão e cegos”, destacou o coordenador Marcicley.

Ainda segundo Marcicley, além dos sete polos, haverá um oitavo, o polo plus, exclusivo para formação de servidores que vai iniciar no Colégio Maria de Lourdes no bairro Livramento.

Para a coordenadora pedagógica do curso de Libras, Risomar Moraes Santos, o curso vai fortalecer o processo de inclusão tanto dos alunos como dos professores na comunidade escolar.

“Nessa segunda temporada já são outros professores sendo contemplados e com certeza toda a sociedade, a comunidade escolar e as famílias serão beneficiadas porque poderão romper a barreira da comunicação entre ouvinte e surdos e nós aproveitamos para agradecer a secretária Maria José Maia e o professor Marcicley que se empenharam bastante para que essa formação ocorresse trazendo essa formação para os professores da Rede municipal”, disse Risomar.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva lembrou que o curso atende a Lei Municipal Nº 21.099, que inclui a Libras nos Programas de Formação Continuada da Semed.

“Parabéns a todos que se inscreveram para essa segunda etapa. Nosso objetivo é oportunizar aos nossos profissionais da educação essa formação, qualificando cada vez mais os professores pra que a gente possa fazer um processo efetivo de inclusão”, enfatizou Maria José.

Libras e Braille no processo de inclusão

A professora Ana Cleude, responsável pelo ensino da língua em Braile, destacou como será feito o repasse do conteúdo.“O ensino será teórico e prático, iremos repassar informações sobre a baixa visão e o Braille será dado usando a reglete (um dos primeiros instrumentos criados para a escrita Braille), a praticidade, aprendendo o código em si e as 64 combinações.”

Ana Cleude reforça que o aluno com baixa visão não fará uso do Braille e sim de caracteres ampliados e de recursos óticos e não óticos. Já o ensino do Braille será ministrado para os alunos cegos, que usarão o próprio sistema Braille. Serão 25 alunos na turma polo 7, que vai iniciar na Escola Municipal Fluminense.

Libras como meio legal de comunicação

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida através da Lei 10.436/02. Determina que sejam garantidas maneiras institucionalizadas de apoio ao uso e difusão, bem como a inclusão da disciplina de Libras como parte integrante do currículo nos cursos de formação de professores.

Em Santarém, de autoria do vereador Ronan Liberal Jr, foi apresentado em 2017 um Projeto de Lei sancionado em 2020 pelo prefeito em exercício Emir Machado de Aguiar criando a Lei Municipal Nº 21.099, que inclui a Libras nos Programas de Formação Continuada em serviço da Secretaria Municipal de Educação para profissionais da Rede Municipal de Ensino de Santarém.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!