Semana do Jovem Eleitor quer estimular o voto dos adolescentes em 2022

Publicado em 14/03/2022 - 14:46 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 8 milhões de jovens brasileiros estarão aptos para votar pela primeira vez no dia 2 de outubro deste ano. Segundo os dados do último censo do IBGE, esse é o número de moças e rapazes que vão completar 16 anos até o dia do pleito. E para incentivar a juventude a tirar o primeiro título, o Tribunal Superior Eleitoral está lançando a Semana do Jovem Eleitor de 2022.

Durante esta semana, o Portal do TSE e redes sociais de toda a Justiça Eleitoral vão publicar as principais informações sobre as Eleições Gerais de 2022. Entre os conteúdos estão alistamento, transferência e regularização do título de eleitor, para que o público jovem não tenha nenhuma dúvida quanto a prazos e regras das eleições.

Aliás, um dos prazos mais importantes é o do alistamento eleitoral, que encerra no dia 4 de maio, e vale também para quem vai mudar o local de votação.

As informações são para os jovens quem têm 15 anos, mas terão 16 até o dia 2 de outubro; os jovens de 17 anos; e todos os brasileiros que completam 18 anos em 2022.

Um desses jovens é o estudante do segundo ano do ensino médio, Gustavo Alves, do Distrito Federal. Ele tem 17 anos, e está empolgado para escolher os candidatos da preferência dele.

A mobilização contará com a parceria de diversos influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas.

Na programação, está previsto um tuitaço na próxima quarta-feira, a partir das 10h, para mobilizar os perfis dos parceiros e de todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro. Será uma forma de lembrar aos seguidores que é possível tirar o título de eleitor gratuitamente pela internet.

Lembrando que em 2 de outubro, os brasileiros voltarão às urnas para escolher o próximo presidente da República, os governadores e senadores, e também deputados federais, estaduais e distritais.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo