publicado dia 17/05/2018

Semana de Ação Mundial 2018 debaterá cumprimento do PNE e novo Fundeb

De 03/06/2018 até 10/06/2018

Dos dias 03 a 10 de junho, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação convida grupos, organizações e sociedade civil a participarem da Semana de Ação Mundial 2018 (SAM). O evento acontecerá em todo território nacional e também em outros 100 países.

Sob o mote “Se prioridade é educação, tirem a tesoura da mão! Direitos valem mais, não aos cortes sociais!”, esta edição concentra suas mobilizações contra os sucessivos aviltamentos às políticas que garantem o direito à educação no país.

Principais temas

A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação e exercer pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área. No Brasil, é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 15 anos.

Os pilares que sustentam a programação desse ano são: balanço crítico e qualitativo sobre o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e também a discussão de um novo Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), que viabilize o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e o Custo Aluno-Qualidade (CAQ), previstos na meta 20 do PNE, entre outros pontos.

A Semana de Ação Mundial 2018 pressionará também pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que impõe um teto de gastos nas áreas sociais pelos próximos 20 anos.

Como participar

A participação dentro da Semana de Ação Mundial 2018 pode acontecer de múltiplas formas e ocupando diferentes territórios educativos, como creches, escolas, universidades, sindicatos, praças e secretarias. Os materiais formativos para incentivar esses encontros estão disponíveis online, mediante inscrição dentro da mesma plataforma.

É também sugerido que as ações locais e seus registros sejam associados às hashtags #SAM2018 #TiremATesouraDaMão #DireitosValemMais #PNEpraValer #FundebpraValer.

O quê

Semana de Ação Mundial 2018

Quando

De 03/06/2018 até 10/06/2018

Onde

Todo o Brasil

Mais informações

http://semanadeacaomundial.org/2018/

Para governo Temer, cumprimento do PNE não é prioridade

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.