Por G1 MA — São Luís


Semana da Pessoa com Deficiência é realizada no Maranhão — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Resende

Com o objetivo de promover debates, diálogos e reflexões acerca da qualidade do atendimento ao estudante com deficiência, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, a partir desta terça-feira (21) até o próximo dia 28, a IX Semana da Pessoa com Deficiência, com o tema “Ressignificando o Direito de Aprender: Pessoa com Deficiência, Sujeito Motriz da Mudança”. A solenidade de abertura será virtual, com início às 9h, pelo canal do YouTube da Plataforma Gonçalves Dias.

A programação será iniciada com apresentação dos estudantes do Grupo de Musicalidade do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta. Em seguida, a palestra da professora doutora Maria Teresa Eglér Mantoan, que discutirá propostas de inclusão no Brasil, a partir da temática: Base Nacional Comum Curricular, Educação Especial efetivando o direito de aprender.

As atividades serão realizadas de forma presencial em escolas da rede estadual localizadas em São Luís e em diversos municípios maranhenses. Na capital, a programação será desenvolvida pelos Centros/Núcleo especializados da Educação Especial, de quarta (22) até sexta-feira (24), em diferentes unidades de ensino. Já nos municípios, a programação se estende até o dia 28, mobilizando escolas das regionais de Balsas, Bacabal, Caxias, Codó, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Imperatriz, Rosário, Presidente Dutra, Timon e Zé Doca.

O encerramento da programação será na próxima terça-feira (28), com o lançamento do Referencial de Educação Especial para Educação Básica, em live transmitida pelo canal da Seduc no YouTube, a partir das 10h. O documento trata da política de inclusão da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos estudantes com deficiência, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão para subsidiar as práticas pedagógicas dos professores que atuam na Educação Especial. A programação da Semana da Pessoa com Deficiência pode ser conferida no portal da Educação.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!