Por Emerson Rocha, g1 Petrolina


Enem 2022. Estudantes de Petrolina participam da prova — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina

Estudantes de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, participaram neste domingo (20) do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta etapa, os candidatos respondem questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química).

Enem 2022 Petrolina - Cauane Marques e Maria Fernanda Damasceno chegaram cedo para fazer a prova na Facape — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina

Com os portões fechando às 13h, teve muita gente que preferiu chegar cedo. Foi o caso de Cauane Marques e Maria Fernanda Damasceno. As estudantes, de 19 e 18 anos, respectivamente, fizeram a prova na Facape e chegaram ao local antes de 12h.

“É bom chegar cedo para não ter problema”, destaca Cauane. As estudantes, que não se conhecem, compartilham o mesmo desejo: entrar na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Enquanto Cauane quer ser médica, Maria Fernanda sonha em ser psicóloga.

Estudantes chegaram cedo para fazer a prova do Enem em Petrolina — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina

Outro ponto em comum entre as duas está na confiança em realizar uma boa prova. “Eu acho mais tranquilo porque não tem redação. Quando tem redação, fico agoniada”, confessa Maria. “O segundo dia é mais tranquilo para mim. O primeiro dia é mais tenso por causa da redação”, afirma Cauane.

Em Petrolina, são 10.358 estudantes inscritos para o Enem. Para o Erisvan Lima, de 17 anos, essa será a primeira vez fazendo o exame e ele não esconde o sentimento. “Ansioso, nervoso, mas vai dar tudo certo”, diz o jovem, mantendo o otimismo.

Enem 2022, Petrolina (PE). Estudante chega faltando poucos segundos para fechar o portão — Foto: Emerson Rocha /g1 Petrolina

Na Cidade Universitária, além da Facape, os estudantes também fizeram prova no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE). Neste segundo dia, não houve registro de atrasados. O último candidato a entrar na UPE, chegou quando o portão estava sendo fechado. Felizmente, deu tempo.

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!