Educação

Por Michele Ferreira, TV Gazeta — Cachoeiro de Itapemirim


Sem computador em casa, jovem do ES pede livros para estudar para o Enem

Sem computador em casa, jovem do ES pede livros para estudar para o Enem

Depois de fazer um apelo em uma rede social, um jovem de 21 anos, morador de Píúma, no Sul do Espírito Santo, conseguiu livros para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Exame). De uma família simples, Felipe Sanderson não tem computador nem internet em casa, e nem dinheiro para comprar as apostilas.

Felipe mora com a mãe e um irmão mais novo, que é deficiente físico. A renda mensal da família é de pouco mais de R$ 1,3 mil. Todo o dinheiro é gasto com as contas, e não sobra nada para comprar os livros.

Foi então que Felipe decidiu pedir ajuda em um grupo do Facebook, que tem milhares de integrantes. "Alguém que more em Piúma teria alguns livros didáticos do Ensino Médio, cadernos de questões do enem para emprestar?", escreveu.

Postagem de Felipe em rede social — Foto: Reprodução/Facebook

Foi com um celular compartilhado com a mãe, usando o 3G e a internet de vizinhos, que Felipe fez a postagem. O pedido repercutiu e acabou gerando uma corrente de solidariedade. E a ajuda foi além do esperado. “Teve muita gente que me ofereceu a casa para estudar, de entrar na casa da pessoa, de usar o computador. É bem gratificante”, contou o estudante.

Felipe já fez duas provas do Enem e até começou o curso de Engenharia de Pesca no Instituto Federal de Piúma, mas acabou desistindo. Segundo ele, sem acesso à internet em casa, ficou difícil acompanhar o cronograma do curso, que exige bastante conhecimento em matemática.

“Como eu não tenho computador em casa e acesso à internet, fica difícil estar na escola em tempo integral. E eu não conseguia manter meu foco, a atenção. Foi aí que eu tive a ideia de trancar e manter o foco no que eu quero”, explicou.

Desta vez, o jovem tentou investir na paixão pelos esportes. Eles quer cursar Educação Física.

“Sempre gostei de esporte, até que sofri um acidente doméstico em casa e não pude mas fazer isso profissionalmente. E como sobraram resquícios dessa paixão, eu queria poder passar para as crianças como professor de Educação Física”, disse.

A estudante Izabella Neves, amiga de Felipe nos tempos de escola, viu a postagem e foi uma das pessoas que ajudou o jovem.

"Quando eu li a postagem, pensei 'lógico que vou ajudar'. Não podia deixar aquilo passar, então resolvi separar os livros para ele. O que eu mais quero é que ele vença na vida, que tenha um futuro brilhante, e quero fazer parte disso", falou a amiga.

Aos poucos, através da solidariedade, Felipe acredita em uma oportunidade melhor para ele e a família. “Essas pessoas provaram para mim que eu posso fazer a diferença naquilo que eu quero fazer”, disse o jovem.

Apelo de Felipe foi atendido através das redes sociais — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1