Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem climatização em escola, alunos ficam com educação prejudicada

Diretora conta que nove salas de aula não têm ar-condicionado, reclamação antiga de alunos e professores. Turno da tarde é o mais complicado para aulas.

25/08/2017 07:51

Com a proximidade do B-R-O-bró e o aumento da temperatura, torna-se quase insuportável permanecer em um ambiente fechado e com aglomerado de pessoas. Em sala de aula, o aprendizado acaba ficando comprometido, vez que os alunos não conseguem se concentrar devido ao calor. 

É o que acontece no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Maria das Vassouras, localizada na zona Norte de Teresina. A diretora da unidade, Solange Martins, explica que nove salas de aula não têm ar-condicionado, reclamação antiga de alunos, pais e professores. 

Com a proximidade do B-R-O-bró, situação na escola deve piorar. Alunos não conseguem se concentrar durante as aulas (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

Segundo ela, a partir do segundo semestre e no turno da tarde, são os períodos mais complicados para ministrar aula. “A Secretaria de Educação já prometeu que as escolas que não tem climatização serão contempladas com os aparelhos, mas nunca deram uma previsão, até porque ainda não foi instalado o gerador, porque o que tem aqui não suporta”, fala. 

Solange Martins conta que essa é uma solicitação antiga, principalmente durante o B-R -O-bró, e que desde o início das aulas alunos e professores já reclamam do intenso calor nas salas. “A tarde é ainda mais complicado, porque os alunos vêm de casa, suados, e chegam na sala sem ar-condicionado, então acabam não se concentrando”, disse. 

É o que enfatiza a professora Elisa Odorico, que leciona para turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. “Quando chega esse período, os alunos ficam inquietos e impacientes, e chegamos a sentir em sala uma sensação térmica de mais de 40°C, o que dificulta o aprendizado. Os alunos não internalizam e não prestam atenção nas explicações e essa é uma problemática que vem sendo questionada há anos”, ressalta. 

O CMEI Santa Maria das Vassouras atende 243 alunos, com idade entre 06 a 12 anos, do 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde. 

Ventiladores prejudicam aula da CMEI Santa Maria 

Os ventiladores são usados para amenizar a temperatura, contudo, os aparelhos fazem muito barulho, o que acaba prejudicando o conteúdo que é ministrado em sala de aula. Isso porque, segundo a professora, é preciso desligar os equipamentos para que os estudantes conseguiam ouvir melhor, o que faz aumentar o calor. 

Diretora enfatiza importância de melhorar outros espaços, como a quadra de esportes (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

“Aí quando isso acontece, as crianças ficam entrando e saído para pegar água, o que dispersa a atenção. Eu costumo deixar o ventilador ligado até a hora que vou começar a repassar o conteúdo, depois desligo, ministro a aula e, quando eles começam a reclamar, eu ligo novamente, mas o assunto é interrompido”, fala a professora Elisa Odorico. 

A situação fica ainda mais complicada após o intervalo, quando os alunos retornam suados para sala depois das brincadeiras. Nesse caso, é inviável desligar os ventiladores, o que atrasa e atrapalha ainda mais a explicação do conteúdo aos estudantes. 

“Eles pedem para não desligar, mas quando eu vou explicar é preciso desligar, porque o barulho é muito alta não dá para ouvir nada. Os alunos já começaram a reclamar de agora que está muito quente, os pais também ficam cobrando da escola que seja colocada climatização, mas infelizmente isso depende da Secretaria de Educação”, conclui. 

Outras melhorias 

Além da instalação de equipamentos para climatizar as salas de aula, a direção da escola enfatiza a importância de melhorar outros espaços físicos, como a quadra utilizada para prática de atividade física. A diretora do CMEI, Solange Martins, conta que os alunos praticam educação física em uma quadra completamente sem estrutura. 

“Nós mesmos utilizamos um recurso que vem para a escola e demos uma arrumada na quadra, cobrindo uns buracos, porque estavam inviabilizando completamente a utilização. E com a chegada do B-R-O-bró, a quadra fica exposta e os alunos são carentes, não tem condições de comprar tênis e ficam as atividades descalços, pensando no chão quente”, frisa. 

Contraponto 

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que o CMEI Santa Maria das Vassouras está inserido no cronograma de unidades de ensino a serem climatizadas em breve. Mais de 141 salas de aulas receberam aparelhos de ar condicionado no último ano. As escolas com maior demanda de reestruturação da rede elétrica passam por um processo mais longo, porém indispensável para a segurança. Da mesma forma, a Prefeitura de Teresina mantém o ritmo de coberturas de quadras. No último ano foram concluídos sete ginásios poliesportivos e oito coberturas.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: