Por G1 PI


Alunos interditaram avenida durante protesto para climatização de escola em Teresina — Foto: Júnior Feitosa/G1 PI

Estudantes da Unidade Escolar Moacir Madeira Campos, localizada no Saci, Zona Sul de Teresina, bloquearam na manhã desta terça-feira (23) uma das vias da principal avenida do bairro, trecho que passa ao lado da escola, durante protesto. Os alunos reclamam da falta de climatização nas salas de aula.

Durante a manifestação, os carros tiveram que desviar por ruas nas proximidades e uma motociclista passou pela calçada para contornar o bloqueio. Os alunos ainda tentaram impedi-la, mas a mulher não parou.

Alunos bloquearam avenida durante protesto por climatização de escola em Teresina — Foto: Júnior Feitosa/G1 PI

Segurando cartazes com a frase "Ar não é luxo e sim necessidade", os estudantes cobram da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) uma solução para o problema. Segundo eles, não há como manter a concentração durante as aulas em salas abafadas e, principalmente, nos meses nos quais o calor é mais intenso.

“A escola funciona em tempo integral e as salas são forradas. Sem ar-condicionado torna-se quase impossível assistir aulas”, falou o estudante Isaac Amon, que cursa o 3º ano do ensino médio.

Conforme a direção da escola, a unidade atende a 220 alunos, mas tem sido observada uma queda na frequência e o diretor da escola, Miquéias Alves atribui à falta de estrutura. "Os alunos evadem-se por conta da falta de estrutura, esperamos que isso seja solucionado em breve", cobrou.

Alguns estudantes relataram para a reportagem que já chegaram a ver merendeiras da escola passar mal devido ao calor na cozinha. A servidora Analice Barros trabalha há 9 anos na escola e contou que passa mal todos os dias quando os fogões são acesos na cozinha.

"Teve um tempo aqui que quatro funcionárias estavam de atestado por causa dessas condições. Uma delas ainda está de licença. Não reclamamos do trabalho, mas o ambiente não ajuda", relatou.

"A Seduc já iniciou um processo licitatório e estamos em fase de planejamento para iniciar a implantação dos climatizadores", informou Cátia Lemos, assistente do setor de engenharia da Seduc.

Para solucionar o problema de calor na cantina, Cátia disse que será estudada a possibilidade de implantar uma saída de ar pelo teto e um exaustor para melhorar a temperatura no ambiente.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1