Por Jornal Hoje


Violência é a principal preocupação dos alunos do ensino médio no Brasil

Violência é a principal preocupação dos alunos do ensino médio no Brasil

A maior preocupação dos jovens do ensino médio brasileiro é a violência, de acordo com estudo do Todos Pela Educação - 83,1% dos adolescentes de 15 a 19 anos citam a falta de segurança como uma questão relevante.

No estudo “Repensar o ensino médio”, foram ouvidos 1.551 adolescentes dessa faixa etária, sobre questões como qualidade dos professores, participação social e educação técnica em escolas públicas e particulares do Brasil.

Para Andrea Ramal, educadora e presidente do Todos pela Educação, a aprendizagem dos alunos é prejudicada pela violência. “ A gente percebe que estão com problemas de concentração”, diz. “Hoje o problema da educação não é só mais didático ou pedagógico, é um problema social e de segurança pública.”

Além de reivindicarem por maior segurança, os entrevistados apontaram necessidades específicas da educação: maior acessibilidade para pessoas com deficiência nas escolas (83,1%), assiduidade de professores (81,3%), boa infraestrutura das instituições de ensino (81,2%), tratamento educado de funcionários (80%) e comprometimento dos alunos (79,6%).

Os estudantes demonstram insatisfação com o uso da tecnologia na sala de aula e com a qualidade das aulas de língua inglesa.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1