Rio
PUBLICIDADE

Por Carmélio Dias — Rio de Janeiro

Uma pesquisa mostra que no Brasil, em 2021, 44% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos viram alguém ser discriminado na internet. Os dados foram divulgados na página do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e fazem parte de um amplo estudo denominado TIC Kids Online. A pesquisa aponta ainda que 38% desse público passaram por “situações ofensivas, que não gostaram ou que as chatearam” na rede.

— É um volume grande, que chama a nossa atenção. As agressões testemunhadas têm sempre como motivação os mesmos fatores: racismo, orientação sexual, aparência física — disse Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet, associação civil de direito privado que atua na área desde 2005 que consta da página de recomendações do TikTok para aprender a lidar com o bullying.

Mesmo com a repercussão e recorrência de casos como esse, ainda são pouco conhecidas as iniciativas de escolas e governos para prevenir e coibir as agressões.

— Temos trabalhado com esse tema há 16 anos e parece que estamos sempre começando. É preciso haver mais comprometimento. O Brasil tem uma legislação específica para isso. Já ajudaria muito se houvesse vontade de aplicá-la. Falta dar prioridade para implementar isso na agenda das escolas e secretarias — disse Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet, associação civil de direito privado que atua na área desde 2005 que consta da página de recomendações do Tik Tok para aprender a lidar com o bullying.

A legislação a que Rodrigo Nejm se refere é a Lei 13.185/2015 que cria o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying). Entre as diretrizes previstas no texto da lei consta como sendo “dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática”, assim como a elaboração de “relatórios bimestrais das ocorrências de intimidação sistemática nos Estados e Municípios para planejamento das ações”.

Mesmo que o texto da Lei fale em bullying, Nejm, que também é doutor em psicologia, alerta para a fronteira entre “intimidação sistemática” e crime.

— O racismo, a homofobia, por exemplo, são tipificados como crimes e as pessoas têm que saber que agir dessa forma, seja na internet ou fora dela, trará consequências. Não é apenas uma brincadeira. Isso já deveria ser de conhecimento geral — explica.

Mais recente Próxima

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Presidente vista nesta sexta Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira, em São Paulo

Lula defende que Brasil tenha indústria de defesa forte, mas não para fazer guerra

Vocalista do Molejo, que morreu aos 51 anos vítima de um câncer inguinal, foi acusado de estupro por MC Mylon, mas Justiça indeferiu processo, alegando que sexo foi consensual

Anderson Leonardo, do Molejo, falou sobre bissexualidade após caso polêmico que terminou na Justiça; entenda

Junto com o irmão, Tristan, e duas mulheres romenas, ex-lutador é suspeito de formar uma organização criminosa para explorar sexualmente mulheres em 2021

Tribunal da Romênia dá sinal verde para início do julgamento de influencer Andrew Tate por tráfico humano

A aplicação da prova, no próximo dia 5, será em 3.665 locais (como escolas ou prédios públicos) distribuídos por 228 municípios

Concurso Nacional Unificado: governo cria força-tarefa para atuar contra ações judiciais

Cantor e cavaquinista morreu nesta sexta-feira (26), aos 51 anos

Veja fotos da carreira e da vida de Anderson Leonardo, vocalista do grupo molejo que morreu de câncer inguinal

Pena é relativa a declarações dadas após a partida contra o Palmeiras no ano passado. O americano já cumpriu 28 dias

STJD suspende John Textor, do Botafogo, por 45 dias e aplica multa de R$ 100 mil

Paulo Henrique Luna, de 61 anos, levou gravação de conversa com funcionária à Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Após denuncia, Prefeitura do Rio desliga assistente social que teria pedido quebra de sigilo bancário a idoso em abrigo

Trabalho, que deve durar três anos, começou pela Lagoa da Tijuca

Despoluição das lagoas da Barra e de Jacarepaguá: começam as obras de dragagem

Governo diminui o recolhimento ‘simbólico’ da tributação sobre o consumo

MEI: Com Reforma Tributária, imposto vai mudar? Entenda