Brasil Educação Brasília

Segundo MBL, novo coordenador do Enem foi expulso do movimento

Murilo Resende foi contrário à aproximação com políticos durante impeachment
Murilo Resende Ferreira participa de audiência do Ministério Público Federal Foto: Reprodução/Youtube
Murilo Resende Ferreira participa de audiência do Ministério Público Federal Foto: Reprodução/Youtube

BRASÍLIA — Novo coordenador do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), Murilo Resende foi integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), um dos principais grupos que foram às ruas pedir o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo Renan Santos, um dos líderes do MBL  Resende foi expulso do movimento. O diretor escolhido pelo governo Bolsonaro diz que deixou o grupo por “divergências insanáveis”.

“Um maluco completo. Foi do MBL de Goiás. Expulso, vivia xingando a gente por lutarmos pelo impeachment... Lunático, conspiratório, fora da realidade”, escreveu Renan, no Twitter, comentando uma frase de Resende.

Ele será diretor de Avaliação da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além do Enem, será responsável por outros exames oficiais do governo. Para assumir o cargo, teve o aval do movimento Escola sem Partido. Conforme o GLOBO mostrou na última sexta-feira, ele tem dado declarações polêmicas nos últimos anos. Em uma audiência do Ministério Público Federal de Goiás, Resende afirmou que professores são “manipuladores” e “gente que não quer estudar”.

No fim de semana, depois de críticas aos comentários de Resende, o presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa do escolhido. No Twitter, escreveu que “o novo coordenador do Enem é doutor em economia pela FGV e seus estudos deixam claro a priorização do ensino ignorando a atual promoção da ‘lacração’, ou seja, enfoque na medição da formação acadêmica e não somente o quanto ele foi doutrinado em salas de aula”.

Resende fazia parte do MBL de Goiás. As divergências entre ele e a coordenação nacional do MBL começaram nas discussões sobre como articular o impeachment de Dilma. A direção do movimento defendia a aproximação a políticos da oposição para viabilizar a derrubada da ex-presidente — como, de fato, ocorreu durante o processo, especialmente com PSDB e DEM —, enquanto Resende se posicionava contra a estratégia, em alinhamento ao que pregava o escritor Olavo de Carvalho.

Carvalho é considerado um guru por Resende, que o chama em seu blog de “o maior amigo de todos”. O escritor não se dá bem com o MBL. Na época do impeachment, ele acusou o movimento de se dobrar aos políticos.

Resende tem 36 anos. É formado em administração de empresas e é doutor em economia pela Fundação Getulio Vargas. Ele retirou o blog do ar depois de o conteúdo ser divulgado pela imprensa.

O diretor diz que, junto com um grupo de amigos, criou um grupo e escolheu o nome "MBL-GO" para se identificar com o movimento nacional favorável ao impeachment. Mas, por divergências, deixou a organização.

Confira a íntegra da resposta de Resende ao GLOBO:

“A política agora é de esperar certas diretrizes de comunicação. Mas sobre isso posso te esclarecer com tranquilidade: a chamada rede MBL não tinha nenhuma estrutura formal ou central. Em Goiânia éramos um grupo de amigos que escolheu coletivamente o nome MBL-GO para se identificar com um grupo nacional favorável ao impeachment. No meio do caminho a tendência foi de separação por divergências insanáveis, principalmente devido as aproximações a políticos na época da Marcha a Brasília e divergências com o prof. Olavo de Carvalho. As pessoas simplesmente deixaram de se identificar com o MBL nacional, deixando grupos de WhatsApp e focando na ação local. O que continuou sendo chamado de MBL-GO me parece ter se tornado sim um braço da organização conhecida como MBL. De 40 pessoas sobraram umas 5. Foi isso. E os adjetivos usados só refletem ressentimento pelas críticas que já fiz ao grupo.”