Por G1 Presidente Prudente


Seduc define currículo do sistema municipal de ensino em Presidente Prudente — Foto: Gelson Netto/TV Fronteira

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), instituiu e publicou o currículo do sistema municipal de ensino para a educação infantil, ensino fundamental ciclo I e a da modalidade de educação especial. O documento foi construído juntamente aos profissionais.

Segundo a secretária da Seduc, Sônia Maria Pelegrini, esse documento representa o esforço coletivo dos profissionais do sistema municipal de ensino de Presidente Prudente para a construção de um currículo próprio.

“O que representa também a luta pelo respeito à história da secretaria com seus avanços e retrocessos, e a defesa da qualidade da educação pública oferecida nas 65 unidades escolares para 19.200 alunos, realizada, direta e indiretamente, por 2.200 profissionais”, disse.

O currículo, que era uma das metas do Poder Executivo, foi construído de forma coletiva e contou com as contribuições de um grupo de professores pesquisadores de 13 universidades do país, além do quadro do magistério municipal, com o objetivo de elaborar um projeto personalizado e autoral de educação escolar pública.

Conforme a secretária da Seduc, o projeto se materializa no currículo escolar e na apresentação do plano de formação continuada em serviço dos profissionais da educação com vistas a garantir a sua implantação de forma gradual e concomitante ao futuro processo de leituras e estudos coletivos sobre a teoria base do currículo escolar-psicologia, histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica, e a teoria orientadora do planejamento político-pedagógico do Sistema Municipal de Educação.

“Este documento proposto pelo coletivo de autores, membros dos GTs [Grupos de Trabalho] dos dois segmentos de ensino e modalidade de educação especial, buscou incorporar as diretrizes contidas na BNCC/MEC-2017, atualizando-as para a realidade histórica do Sistema Municipal de Ensino conforme está previsto em legislação”, explicou.

“Um passo muito importante na história da Secretaria Municipal de Educação foi escrito. Muitas mãos participaram da escrita desse capítulo histórico, foi uma construção coletiva de um currículo próprio e autoral. Fica registrado o intenso e riquíssimo trabalho efetivado. Ao coletivo que proporcionou a escrita e defesa do texto que se materializa em ‘Currículo Escolar do Sistema Municipal de Ensino de Prudente’, só temos a agradecer”, acrescentou a secretária de Educação.

O currículo está publicado em formato de livro digital para que toda a comunidade escolar e a sociedade em geral tenham acesso ao trabalho coletivo realizado por vários profissionais da educação municipal entre 2018 e 2020. O documento, que tem mais de mil páginas, também deverá ganhar versão impressa.

Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!