Por G1 AM


O Governo do Amazonas apresentou nesta quarta-feira (4) uma nova proposta de reajuste para os professores, que seguem em greve. Dessa vez, o aumento seria de 15,53%, de acordo com a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc). Os professores devem se reunir em assembleia para decidir sobre proposta.

Com o reajuste, o salário dos professores teria acréscimos em duas parcelas: uma, referente a março, de 7,41%, e outra, de setembro, 8,12%.

A proposta compreende ainda R$ 420 de vale-alimentação a todos os servidores da Seduc que trabalham em escolas, e R$ 220 a quem trabalha na secretaria. Além disso, a pasta propõe o fim do desconto de 6% referente à contribuição para o vale-transporte.

Quanto aos cargos, a Seduc propôs a promoção vertical de 3,5 mil professores e pedagogos, além de revisão das promoções horizontais e do plano de cargos e salários.

Na segunda-feira (3), professores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical) decidiram não aceitar a contraproposta do governo, de reajuste salarial de 14,57%.

A greve foi deflagrada no dia 22 de março e segue por tempo indeterminado. Por conta da greve, as aulas nas escolas estaduais estão suspensas.

(*colaborou Larissa Santiago, da Rede Amazônica)

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você