Por g1 RS


Alunos em sala de aula de escola estadual do RS — Foto: Itamar Aguiar/Palácio Pirarini

Terminam, na próxima terça-feira (21), as inscrições para o programa Escolha Certa, que oferece educação complementar a estudantes que concluíram o ensino médio entre 2020 e 2021. O projeto da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul contempla egressos da rede pública estadual.

As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário disponibilizado pelo governo do estado. As atividades, iniciadas no dia 31 de maio, se estendem até dezembro.

Segundo a Seduc, os alunos têm quatro opções de trilhas de aprendizagem (veja a lista abaixo). Em todas elas, são disponibilizadas aulas de português, matemática, inglês e projeto de vida com letramento digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho.

As atividades ocorrem em formato híbrido. A opção presencial oferece aulas nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo estudante. Já as aulas remotas são realizadas na plataforma Google Sala de Aula, com atividades síncronas e assíncronas disponíveis também no canal TV Seduc RS no YouTube.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, cita a defasagem de aprendizado durante a pandemia de Covid-19 como um dos principais problemas que o projeto visa recuperar.

"Nossos alunos do ensino médio tiveram perdas de aprendizagem e a nossa meta é oferecer um período a mais de estudos para que se sintam seguros antes de ingressar no mundo do trabalho", diz.

A Seduc afirma que os alunos que se inscreverem no Escolha Certa terão indicação e acesso gratuito a cursos da temática escolhida com instituições parceiras, como Sebrae, Senai, Instituto Caldeira, plataforma Me Salva e o Co.liga.

Trilhas de aprendizagem disponíveis:

  • Contempla somente os conteúdos do programa
  • Preparação para o Enem com acesso gratuito à plataforma Me Salva
  • Cursos de capacitação em tecnologias da informação, desenvolvimento de sistemas, programação e outras áreas de tecnologia e empreendedorismo
  • Capacitação em Economia Criativa (artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação)

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!