Por G1 AM


Vagas do EJA são para as unidades de ensino da capital e do interior. — Foto: Seduc/AM

Jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos no período regular podem voltar a frequentar a escola ou obter a certificação de Ensino Fundamental e médio por meio do exame supletivo, cujas provas podem ser feitas durante todo o ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), para o ano letivo de 2018, ainda estão disponíveis 11.792 vagas para as escolas estaduais que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são para as unidades de ensino da capital e do interior.

Do total de vagas disponíveis, 740 são para as unidades da capital e 11.052 vagas para as escolas do interior. As solicitações podem ser feitas pelo site www.matriculas.am.gov.br, pelo aplicativo Matrículas Amazonas e também de forma presencial.

Provão Eletrônico

A Seduc também disponibiliza um serviço exclusivo de atendimento à população adulta que deseja regularizar os estudos. O exame supletivo ou “Provão eletrônico”, como é popularmente conhecido, pode ser utilizado pelas pessoas que desejam obter a certificação nos ensinos Fundamental ou Médio. O provão é gratuito e realizado por meio de um sistema mediado por computador.

Procedimentos

Para realizar os exames e obter a certificação de conclusão no Ensino Fundamental, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 15 anos. Para os que desejam obter a certificação de Ensino Médio, a idade mínima exigida para participar do exame é 18 anos.

O atendimento para o exame supletivo é feito em três unidades em Manaus: o Centro Cultural Thiago de Mello, localizado na avenida Autaz Mirim, nº 9018, bairro Amazonino Mendes (zona leste); a Escola Estadual Sólon de Lucena, situada na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo (zona centro-sul) e o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado na rua Ramos Ferreira, Centro, na zona sul de Manaus.

Agendamentos

Para agendar as provas é necessário fazer um cadastro no endereçoexamesupletivo.seduc.am.gov.br. O candidato deverá informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), nome completo, nome da mãe e a data de nascimento. O agendamento das provas para a Escola Sólon de Lucena e para o Instituto de Educação do Amazonas pode ser feito via Internet. Após o agendamento, o candidato deverá imprimir ou captar a imagem do comprovante de realização da prova, onde constará o local e a data do exame.

Já para o Centro Cultural Thiago de Mello, os agendamentos deverão ser feitos exclusivamente de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. É necessário que o candidato esteja munido do Registro Geral (RG), CPF e Comprovante de residência. As provas na Escola Sólon de Lucena e no Centro Cultural Thiago de Mello acontecem das 8h às 21h. No IEA, as provas são realizadas das 8h às 17h.

Interior

Além das provas aplicadas na capital, a Seduc também disponibiliza o serviço para o interior. De acordo com o coordenador do projeto, professor Luciano Melo, se houver a demanda para determinado município, a secretaria, por meio da Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade (GAED), disponibiliza a aplicação das provas. As inscrições são feitas também pela Internet e o exame aplicado no modo off-line.

Emissão dos certificados

Ainda segundo o coordenador, a emissão e o recebimento dos certificados é realizada apenas na sede da Seduc, no bairro Japiim 2, no horário de 8h às 17h. Os certificados são emitidos 30 dias após a solicitação. Caso o candidato necessite de uma declaração de conclusão, a emissão é feita no mesmo dia da solicitação.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1