Por g1 Pará — Belém


Exame é voltado para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. — Foto: Agência Pará

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deve divulgar os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2021 a partir desta segunda-feira (10). A listagem com os candidatos aptos que optaram por receber as declarações pela Seduc será divulgada no site da secretaria.

Os selecionados poderão se dirigir ao Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) mais próximo com um comprovante que será gerado pelo site da secretaria e com qualquer documento oficial com foto, para que as certidões sejam emitidas.

Cinco centros localizados em Abaetetuba, Belém, Marabá, Santarém e Xinguara estão autorizados a emitir a certificação.

A documentação só poderá ser expedida de maneira presencial, nas seguintes unidades:

  • Ceeja Abaetetuba - Profª Maria Oscarina Silveira - Rua Jairlândia, s/n, bairro Algodoal. Telefone: (91) 3751-1009
  • Ceeja Belém - Profº Luiz Octávio Pereira - Rua Deodoro de Mendonça, s/n, bairro São Brás. Telefone: (91) 3249-6070.
  • Ceeja Marabá - Profª Tereza Donato Araújo - Rodovia Transamazônica (Agrópolis do Incra), s/n, bairro Amapá. Telefone: (94) 3324-2717.
  • Ceeja Santarém - Avenida Brasília, s/n, bairro Santíssimo. Telefone: (93) 3523-1040.
  • Ceeja Xinguara - Profª Violeta Refkalefsky Loureiro - Rua Brasil, s/n, bairro Centro. Telefone: (94) 3426-1856

O Encceja é voltado para jovens e adultos, residentes no Brasil ou no exterior, que não tiveram oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada e que atendam aos requisitos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Para quem busca a certificação no ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização das provas. Já os que procuram a certificação no ensino médio, é preciso ter 18 anos completos na data das provas.

Para se inscrever no exame, é necessário ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido pela Receita Federal do Brasil.

O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. No Pará, a Seduc e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) são responsáveis pela emissão do certificado e declaração de proficiência dos participantes.

VÍDEOS: assista às principais notícias do Pará

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!