Por G1 SC


Governo anuncia novidades para o início do ano letivo na rede estadual de SC

Governo anuncia novidades para o início do ano letivo na rede estadual de SC

Na próxima segunda-feira (11) começa o ano letivo para os cerca de 600 mil alunos da Rede Estadual de Ensino em Santa Catarina. Nesta quinta (7), o secretário de Educação Natalino Uggioni anunciou investimentos para o setor no estado e explicou como os estudantes irão encontrar as escolas em 2019.

Para a reforma das unidades, o secretário disse que foram repassados R$ 27 milhões, dinheiro que também vai ser usado para pagar as contas de água, luz e telefone até abril.

Em relação a recursos para manutenção das escolas, Natalino anunciou que os diretores terão em mãos dinheiro disponível para fazer pequenos reparos de forma imediata nas escolas. Serão R$ 9 milhões distribuídos de acordo com o tamanho de cada unidade. O modelo usa um cartão de débito e já funciona para a compra de materiais de consumo.

O secretário garantiu ainda a instalação de 600 lousas digitais ao longo deste ano. A falta de modernização e problemas na internet são alguns dos motivos que fizeram cinco escolas não abrirem novas turmas de Ensino Médio integral em 2019.

O transporte escolar é outro tema importante, já que 190 mil alunos dependem desse serviço para chegar até a escola no estado. Para este ano, o secretário anunciou que serão comprados 116 novos ônibus. A falta de transporte é um dos motivos do atraso no ano letivo em algumas escolas.

Ao todo sete unidades não retomam a aula na segunda-feira. Em São José, na Grande Florianópolis, será por causa dos estragos do temporal na semana passada.

Veja mais notícias do estado em G1 SC

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você