Por G1 RS


Secretário da Educação fala sobre a situação das escolas públicas do RS

Secretário da Educação fala sobre a situação das escolas públicas do RS

O secretário da Educação do Rio Grande do Sul, Ronald Krummenauer, afirmou em entrevista ao RBS Notícias desta segunda-feira (14) que o estado dificilmente conseguirá cumprir a meta de 50% de escolas estaduais com turno integral até 2023, conforme prevê lei federal (veja a entrevista no vídeo acima). Ele afirma que, para atingir o objetivo, o estado precisaria de apoio da União.

"Sem uma participação mais efetiva do governo federal nos custos da educação, que hoje não acontece e é dividido basicamente entre os municípios e os estados, nós dificilmente encontraremos possibilidade de atender esses recursos", admitiu.

Hoje o Rio Grande do Sul tem 107 escolas estaduais que oferecem turno integral. Segundo o secretário, o número era de 46 até 2014. Ele afirma ainda que no ano que vem mais 16 escolas passarão a ter a alternativa, mas alega que a falta de recursos inviabiliza o cumprimento da lei.

Krummenauer também comentou a respeito da série de reportagens 'Educar para mudar', exibida no RBS Notícias durante a semana passada, que mostrou como a falta de investimento em educação reflete nos índices de criminalidade. De acordo com ele, além da falta de recursos, há uma má aplicação das verbas.

"Não são só recursos que faltam, falta também uma reestruturação da pedagogia, daquilo que nós estamos ensinando para os nossos alunos, e também falta uma melhor alocação desses recursos. Hoje nós estamos praticamente com todos os nossos recursos dirigidos ao pagamento da folha", lamentou o secretário.

Série de reportagens 'Educar para mudar', exibida no RBS Notícias durante a semana passada, mostrou como a falta de investimento em educação reflete nos índices de criminalidade. — Foto: Reprodução/RBS TV

O chefe da pasta da Educação no estado também respondeu sobre um levantamento do Conselho Estadual de Educação, que mostrou que foram fechadas 793 escolas no Rio Grande do Sul nos últimos 20 anos. Em sua resposta, Krummenauer creditou essa diminuição à queda no número de alunos nas escolas do estado.

"Nós temos hoje 500 mil alunos a menos do que tínhamos 15 anos atrás. Eram quase 1,5 milhão e hoje são 936 mil. Com 500 mil alunos a menos nós vamos ter menos escolas, menos salas de aula e vamos precisar de menos professores para atender essa demanda", explicou.

O secretário ainda foi questionado a sobre o levantamento do Movimento Todos Pela Educação, que indicou que 115 mil alunos entre 4 e 17 anos estão fora da escola no Rio Grande do Sul. Segundo ele, o índice de crianças com acesso ao ensino no estado é de quase 99%, número considerado alto por ele.

"O que acontece é que ao passar dos anos começa a ter uma demanda fora das escolas. O que são essas demandas? É o tráfico de drogas, eventualmente uma menina que precocemente ficou grávida, então são outros estímulos ou a necessidade de uma ajuda aos rendimentos da família que ao longo do tempo a gente vai perdendo", avalia.

Ainda assim, o secretário garante que o estado investe em políticas públicas que possam melhorar a educação e, principalmente, prevenir questões ligadas a violência. Ele relata que cada vez mais o governo está de dedicando a "causas sociais e não somente educacionais".

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1