EDUCAÇÃO

Por Luciane Cordeiro, G1 PR — Londrina


Valéria de Macedo e o marido transferiram o filho de 9 anos para a escola pública porqque ficaram sem recursos extras durante a pandemia — Foto: Valéria Aparecida de Souza de Oliveira Cordeiro de Macedo/Arquivo pessoal

Faltando dez dias para encerrar o período de matrículas da rede estadual de ensino no Paraná, 415 mil estudantes já garantiram as vagas para o ano letivo de 2021. São estudantes que estarão nos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A Secretaria de Educação considera o número baixo, uma vez que neste ano as matrículas devem ser feitas de forma online até o dia 18 de dezembro. Pais ou responsáveis pelos alunos devem inserir a documentação necessária pelo site e não mais irem pessoalmente às escolas.

O governo espera a rematrícula dos 1 milhão e 70 mil alunos da rede e de outros 10 mil novos estudantes oriundos da rede particular.

Ao longo de 2020, segundo a Secretaria de Educação, 17 mil alunos de escolas particulares migraram para a rede estadual devido à pandemia do novo coronavírus. A maior parte mora na Região Metropolitana de Curitiba e nas regiões sudoeste e central do estado.

Dificuldades financeiras provocadas pela crise que se estabeleceu em alguns setores econômicos fizeram com que muitos pais mudassem crianças e adolescentes de instituição.

Extras se esgotaram

Esse foi o caso da Valéria Aparecida de Souza Oliveira Cordeiro Macedo, que é mãe de duas crianças e trabalha como supervisora de produção em uma fábrica de alimentos de Paranavaí, no noroeste do Paraná.

A família pagava a mensalidade da escola particular onde o filho de 9 anos estava matriculado com o dinheiro que o marido recebia de serviços extras.

"Para preservar a nossa saúde e dos nossos colegas de trabalho optamos por suspender esses trabalhos extras. Era com esse dinheiro que pagávamos as mensalidades. Com as crianças em casa, aumentaram outras despesas, como luz, água e mercado. A saída para evitar dificuldades financeiras foi transferir o Vitor para a escola pública", contou.

Valéria conta que o filho estudou por meio de apostilas e, ao longo do ano, aprendeu conteúdos novos. Quando não entendia algum tema, Vitor buscava explicações na internet e os pais passaram a se dedicar ainda mais pela educação do pequeno.

Já a filha mais nova, Maria Eduarda, de 4 anos, teve mais dificuldade de aprendizado e Valéria percebeu que a filha não evoluiu tanto quanto o esperado.

"Como não sabemos como será o ano que vem, não sabemos se teremos uma melhora financeira, o Vitor vai continuar na escola pública. Eu e meu marido esperamos que as aulas voltem a ser presenciais, claro que desde que todos tenham segurança, para eles voltarem a conviver com outras crianças e ter recordações na escola nesta fase. É na escola que fazemos os amigos que teremos para toda a vida", concluiu Valéria.

Planejando 2021

A diretora de Planejamento e Gestão Escolar da Seed, Adriana Kampa, afirma que a rede tem capacidade para absorver os novos alunos, mas pede que pais ou responsáveis pelas crianças não deixem para realizar as matrículas no último dia.

Quem faz a matrícula mais cedo pode ter mais chances de conseguir uma vaga em um colégio mais perto de casa e no turno que deseja.

“Temos uma constatação muito positiva sobre as transferências da rede particular. Há sim o motivo financeiro, mas, como as aulas são online em função da pandemia, todo mundo tem acesso e pode ver que o conteúdo é bom e tem qualidade. Esse comparativo foi muito importante e fez com que algumas pessoas colocassem isso na balança”, disse.

Matrículas confirmadas por Núcleo Regional de Ensino
Dados atualizados às 16h30, de sexta-feira (4)
Fonte: Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Desde o início de abril, o governo do Paraná passou a transmitir as aulas pelos canais digitais da TV aberta, lançou um aplicativo para conectar estudantes e professores, utiliza aplicativos do Google para analisar lições de casas e trabalho e também disponibiliza as aulas gravadas em canais do Youtube.

A Secretaria de Educação afirma que apenas 1% dos alunos matriculados na rede não está acompanhando as aulas ou fazendo as atividades propostas. O governo garante que tem feito um trabalho com as escolas e núcleos regionais de ensino para evitar a perda de aprendizado.

Alguns pais também relataram preocupação com a forma de ensino adotada e com o futuro dos filhos em um ano sem explicações presenciais.

Muitas escolas particulares também precisaram se adaptar, comprar softwares e capacitar os professores para as aulas online.

Com o cancelamento de contratos, algumas instituições sentiram a pandemia muito mais do que outras. Professores tiveram os contratos suspensos e e ocorreu uma verdadeira disputa judicial para o retorno do ensino presencial, mesmo que de forma parcial.

Para 2021, o Sindicato da Escolas Particulares do Paraná (Sinepe) acredita que várias escolas ainda vão sentir os impactos econômicos de 2020, porém a expectativa é de que as matrículas voltem a ser efetivadas.

“Foi um ano extremamente difícil, mas me parece que o advento da vacina vamos reverter um pouco o quadro para 2021. Economicamente as escolas passaram por um ano difícil e precisam de recuperação. Acreditamos que a partir de janeiro as matrículas serão mais volumosas”, explicou o presidente do Sinepe, Douglas Oliani.

A previsão é de que o ano letivo, tanto para a pública quanto para a particular, comece em fevereiro de 2021.

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!