Por Walder Galvão, g1 DF


Alunos a caminho de escola em Taguatinga no DF, em imagem de arquivo — Foto: TV Globo

A Secretaria de Educação lançou, nesta quarta-feira (30), edital de licitação para contratar empresa vigilância armada nas escolas do Distrito Federal. O valor do pregão é de R$ 296 milhões e será dividido em dois lotes.

LEIA TAMBÉM:

A licitação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta. De acordo com a medida, a pasta pretende contratar uma "empresa de vigilância armada (letal e não letal) e supervisão motorizada, com fornecimento de mão-de-obra, materiais e equipamentos".

Segundo o pregão, o serviço vai ser prestado em instituições educacionais e coordenações regionais de ensino. A licitação será aberta em 13 de abril. O subsecretário de apoio às políticas educacionais, Isaías Aparecido, disse que o serviço já é prestado nas escolas e que é essencial cuidar do patrimônio das unidades.

Plano para prevenir conflitos

Na segunda-feira (28), o governo do Distrito Federal apresentou parte do planejamento para prevenir a violência na escolas públicas. O programa é uma ação conjunta, de diversas pastas, em resposta ao aumento no número de casos.

De acordo com o Batalhão de Polícia Escolar, até a última quarta-feira (23), foram registradas 121 ocorrências nas proximidades de escolas do DF, ou seja, mais de uma por dia. A ideia é de que ocorra reforço policial, prioridade nas investigações sobre violência nas escolas e até "revista" no material dos alunos, caso a escola demonstre necessidade.

Entre as ações da Secretaria de Segurança Pública divulgadas na tarde desta segunda-feira (28), estão:

  • Varredura: o procedimento será implementado se a escola encontrar necessidade de que seja feita a procura de algum objeto nas mochilas do estudantes. Segundo secretário, o procedimento é homologado pelo Ministério Público;
  • Proerd: retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência sob coordenação da Polícia Miliar do DF;
  • Comunicação direta com o Batalhão Escolar e com o Corpo de Bombeiros: canais ainda serão divulgados pela pasta;
  • Reforço no policiamento: cerca de 700 policiais em formação poderão ser acionados para o reforço nas proximidades das escolas, "caso necessário", diz o secretário de Segurança Pública.

Violência nas escolas

A Secretaria de Educação do Distrito Federal mapeou as 125 escolas públicas com os maiores índices de violência escolar. A pasta, apesar de não divulgar os nomes, informou que as unidades de ensino ficam em São Sebastião, Ceilândia e Plano Piloto.

Apenas este mês, episódios de violência marcaram as escolas da capital. Veja abaixo:

  • 18 de março: Centro de Ensino Médio 3, de Ceilândia

Câmera de segurança gravou briga entre estudantes do CEM 3 de Ceilândia, no DF

Câmera de segurança gravou briga entre estudantes do CEM 3 de Ceilândia, no DF

Um estudante, de 17 anos, foi esfaqueado na barriga durante uma briga no Centro de Ensino Médio 3, de Ceilândia, na sexta-feira (18). O adolescente foi levado para o hospital pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em estado grave.

A confusão começou do lado de fora do colégio. Depois de ser esfaqueado, o aluno correu pra dentro da escola e pediu ajuda.

Câmeras de segurança registraram a briga. Imagens gravadas pelos colegas mostraram ele no corredor, já no chão (veja vídeo acima).

Policiais militares disseram que a briga começou porque um dos estudantes "saiu em defesa de meninas que teriam sido tratadas com desrespeito pelo agressor".

PMDF atende ocorrência no Colégio Fundamental do Bosque, em São Sebastião, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Uma adolescente, de 14 anos, foi esfaqueada no Centro de Ensino Fundamental do Bosque, em São Sebastião. Segundo a Polícia Militar, o agressor é um jovem de 15 anos.

Testemunhas disseram que o suspeito carregava a faca na mochila e que, durante a aula de educação física, atacou a vítima. A adolescente foi atendida pelo Corpo de Bombeiros (CBMDF), e precisou ser levada para o Hospital Regional do Paranoá.

Segundo os bombeiros, ela estava "consciente, orientada e estável". De acordo com a Polícia Militar do DF, o agressor foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I), na Asa Norte.

Jovem aponta arma para cabeça de aluna durante briga em porta de escola, no DF

Jovem aponta arma para cabeça de aluna durante briga em porta de escola, no DF

Uma jovem apontou uma arma para a cabeça de uma aluna, durante uma briga em frente ao Centro Educacional São Francisco, o CED Chicão, em São Sebastião, no Distrito Federal. A confusão ocorreu na terça-feira (22), e as imagens foram publicadas em redes sociais (assista acima).

Os vídeos mostram que as duas envolvidas discutiam, enquanto várias pessoas assistiam. Em seguida, uma das jovens abriu a bolsa, puxou uma arma, e apontou para a cabeça da estudante, que recuou. Após alguns segundos, ela voltou a guardar o revólver.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!