Brasil Educação

Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação pede demissão

Izabel Pessoa, que é servidora de carreira da Capes, afirma que deixa pasta por questões familiares; ela era considerada um quadro técnico importante no ministério
A sede do Ministério da Educação, em Brasília Foto: Agência Brasil
A sede do Ministério da Educação, em Brasília Foto: Agência Brasil

BRASÍLIA —  Servidora de carreira da área, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Izabel Lima Pessoa, pediu demissão do cargo. Ela afirmou ao GLOBO que sua saída se deve exclusivamente a questões familiares. Pessoa perdeu o marido há cerca de 15 dias vítima de Covid-19 e, nesse momento, preferiu deixar a secretaria.

Sisu : MEC mantém mudança que, na prática, inutiliza nota de corte na hora de escolher o curso

Izabel Pessoa é considerada um quadro técnico de peso na equipe do MEC, que servia como um contrapeso à condução ideológica na pasta. Nos bastidores, a decisão de pedir demissão é vista também como uma reação a pressões vindas principalmente do secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, único remanescente da equipe do primeiro ministro da Educação do governo Bolsonaro, Ricardo Vélez Rodriguez.

Nadalim, seguidor do "guru" da direita Olavo de Carvalho, é considerado um dos quadro mais ideológicos da pasta. Como idealizador de uma política de alfabetização patrocinada pela pasta, já entrou em conflito com pessoas da área, ao, por exemplo, idealizar uma avaliação própria da etapa, mesmo já existindo testes aplicados pelo governo federal via Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Educação: Pais e educadores discutem repetição de série para crianças em idade de alfabetização afetadas pela pandemia

Outra mudança relacionada à área comandada até então por Izabel Pessoa foi a dissolução de um grupo de especialistas que discutiam a renovação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, principal indicador do país, e o repasse da tarefa para a secretaria-executivo do MEC. A equipe desfeita tinha sido formada na gestão de Alexandre Lopes, demitido do cargo de presidente do Inep pelo ministro Milton Ribeiro.

A mudança em editais para compra de livros didáticos, com retirada de menções a itens como "não-violência contra a mulher", é outro episódio recente que não foi bem visto pelo quadro mais técnico da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Lauro Jardim: Parlamentares pedem ao TCU suspensão de editais do MEC

Pessoa é servidora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao MEC, com experiência em projetos de formação de professores da educação básica. O seu adjunto na secretaria, Mauro Luiz Rabelo, é um dos cotados para assumir.

A Secretaria de Educação Básica, ocupada até então por Pessoa, é considerada uma das mais importantes do MEC, responsável pelas políticas e diretrizes voltadas aos alunos da etapa, que somam mais de 40 milhões, e professores, que são em torno de 2,2 milhões.

Pessoa entrou no lugar da ex-secretária Ilona Becskeházy, que havia sido levada ao MEC pelo ex-ministro Abraham Weintraub. Após a saída dele, o posto foi substituído, com a chegada de Izabel Pessoa. Sua indicação foi comemorada à época como um avanço no sentido de o ministério formar quadros técnicos, com experiência em gestão na educação.