Por Gabriel Barreira, G1 Rio


Secretaria de Educação apresenta dois planos de aulas para ano letivo de 2021 no Rio de Janeiro

Secretaria de Educação apresenta dois planos de aulas para ano letivo de 2021 no Rio de Janeiro

O secretário estadual de Educação Comte Bittencourt apresentou nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa (Alerj), dois planos para o próximo ano letivo, no Rio de Janeiro. A previsão é de que as aulas comecem no dia 1º de março.

O plano A intercala aulas presenciais e remotas. Já o B prevê somente aulas remotas. A decisão de como será o ano letivo vai depender dos rumos da pandemia no estado. Os dois modelos foram estabelecidos com orientações das autoridades de saúde.

Até agora, 88% dos estudantes da rede já renovaram a matrícula para 2021. Um recorde, segundo o secretário, já que das 570 mil matrículas esperadas, já foram realizadas 503 mil, a maioria pela internet.

As matrículas seguem abertas até a próxima terça-feira (22) e podem ser feitas pelo site Matrícula Fácil.

Segundo Comte, as aulas devem começar com o modelo semipresencial e com reforço escolar para cada cinco alunos, no plano A (híbrido). Mas se o RJ ainda estiver em plena pandemia, as aulas serão todas remotas.

A Secretaria de Educação vai começar a fazer reuniões com docentes e servidores da Educação a partir de 11 de janeiro, para traçar os trabalhos para 2021.

Entre outras mudanças previstas para o próximo ano letivo, Bittencourt disse que todas as escolas estaduais terão porteiro, já que não se pode pensar em um retorno semipresencial dos alunos sem a presença desses profissionais.

O secretário disse que na segunda quinzena de janeiro vai conversar com equipes da secretaria sobre a merenda escolar. Mas que o assunto já está encaminhado. Ele disse que o kit de alimentação nas escolas no mês de janeiro — período de férias escolares — não será distribuído porque o estado não tem verba para isso.

Outro tema abordado por Bittencourt foi a falta de professores. Segundo ele, haverá concurso para 500 vagas para docentes em 2021.

Ainda de acordo com o secretário, as 26 unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e do Departamento de Sistema Penitenciário (Desipe) serão incluídas no projeto de educação do estado.

Faetec abre inscrições para 2021

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas desde segunda-feira (14) para 2021. São oferecidas 2.370 vagas para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio — normal e formação geral — técnico de nível médio e ensino superior — licenciatura e tecnólogo.

Do total de vagas oferecidas, mais de 1.700 são para cursos técnicos, como: administração, análises clínicas, enfermagem, edificações, eletrônica, eletrotécnica, hospedagem, informática, telecomunicações, construção naval, segurança do trabalho, entre outros.

Os interessados podem se cadastrar na página da Selecon ou pelo site da Faetec. As inscrições vão até 24 de janeiro. Para fazer o cadastro, o candidato deve ter obrigatoriamente o número do CPF.

A seleção para as turmas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio será realizada através de sorteio, tendo como base o número do primeiro prêmio da Loteria Federal, do dia 6 de março. Para essas vagas não será cobrada taxa de inscrição.

Para as outras vagas, a taxa de inscrição é de R$55. O boleto será emitido ao término do cadastro e poderá ser pago em qualquer agência bancária até a data do vencimento.

A isenção da taxa — para quem comprovar insuficiência de recursos financeiros — será concedida por meio da apresentação de documentação solicitada no edital. O pedido de isenção pode ser feito até dia 28 de dezembro.

VÍDEOS: as notícias do Rio e da Região Metropolitana:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!