Política
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu nesta quarta-feira o programa "Pé-de-Meia", que prevê a poupança e um auxílio financeiro mensal de R$ 200 para estudantes que seguirem critérios sociais e tiverem assiduidade no ensino médio público.

Segundo o presidente, caso o país não invista em Educação, terá custo com o combate ao crime no futuro. A declaração ocorreu durante cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial da Eurochem, na Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro.

— Se a gente não investir dinheiro na formação dessas crianças agora, a gente vai ter que construir cadeia depois, contratar policial para combater o narcotráfico. A gente precisa acabar com o discurso de que educação é custo, de que salário de professor é custo.

Também discursaram o prefeito de Serra do Salitre, Paulo Silveira de Melo, e o presidente da EuroChem, Gustavo Horbach, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e os ministros de Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira, e o da Agricultura, Carlos Fávaro.

Em seu pronunciamento, Silveira defendeu a necessidade do diálogo na política e fez elogios ao presidente que, segundo ele, seria o responsável pela volta da "boa política".

— O governo do presidente Lula não vive de narrativa de rede social, a gente trabalha para levar ações de verdade para melhorar a vida de brasileiros — disse o ministro, dando uma alfinetada no ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL), e fez críticas às mineradoras — É inaceitável o que infelizmente nós temos por parte das grandes mineradoras no país, os potenciais não estão sendo explorados — disse, ao afirmar que parte das empresas fica com os direitos de exploração, sem exercê-los.

Já Carlos Fávaro afirmou que o agronegócio vive momentos de alegria no país e fez o "L", durante seu discurso:

— Ontem começamos o dia com o anúncio do governo chinês de 38 novas plantas frigoríficas brasileiras habilitadas de uma só vez. Isso significa confiança no nosso país, a volta da diplomacia. Enquanto ainda comemorávamos, veio o governo de Filipinas. Ontem durante a tarde, autorizou 137 plantas frigoríficas.

Carlos Fávaro 'faz o L' em evento em Minas — Foto: Reprodução
Carlos Fávaro 'faz o L' em evento em Minas — Foto: Reprodução

Zema, por sua vez, deixou seu vice comandar o início do discurso. Candidato pelo governo em 2026, Matheus Simões contou como a iniciativa auxilia o pequeno produtor.

O presidente Lula (PT) desembarcou nesta manhã em Minas Gerais apenas para cumprir esta agenda, importante para o agronegócio.

Entre as baixas, todavia, há uma série de aliados do governo federal. Parceiro de Lula na renegociação da dívida, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), não estará presente nesta passagem do presidente pelo estado, pois estará em Brasília, presidindo uma sessão na Casa Legislativa.

Os pré-candidatos que pleiteiam o apoio do presidente na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte também estarão ausentes por terem compromissos em Brasília ou na capital mineira. É o caso do prefeito Fuad Noman (PSD), da Duda Salabert (PDT) e da estadual Bella Gonçalves (PSOL). A exceção foi o petista Rogério Correia, nome da federação PT-PV-PCdoB, que esteve na solenidade.

A agenda marca a abertura de um complexo de produção de fertilizantes fosfatados. A expectativa é de que o polo adicione um milhão de toneladas do produto por ano ao agronegócio.

A previsão é de que o presidente retorne à Brasília já no início da tarde.

Mais recente Próxima Bolsonaro indica ex-presidente da Caixa e senador do Centrão como testemunhas em ação no TSE sobre programas sociais
Mais do Globo

Time pega o Amazonas desfalcado de quatro peças

Arrascaeta e Pulgar devem desfalcar o Flamengo na Copa do Brasil

Caso virou retrato do aumento do custo dos imóveis no país, que tem empurrado imigrantes e portugueses para viver nas ruas ou em situações improvisadas

Brasileiras que moram em barracas em Portugal recebem aviso para sair do terreno

'Senna por Ayrton', do Globoplay, será lançado na quarta-feira e terá três episódios

Documentário conta trajetória de Ayrton Senna por ele mesmo em homenagem aos 30 anos da morte do tricampeão da F1

Documento previa a criação de fundação de incentivo à música e cultura. Primas da cantora entraram com pedido para que documento voltasse a ter validade jurídica

Gal Costa: adoção em 2007 foi motivo de anulação de testamento de 1997; entenda decisão da Justiça

Esta é a segunda grande apreensão de drogas nos últimos quatro dias no país

Guatemala apreende 1,3 tonelada de cocaína em contêiner vindo do Equador

Houve melhora dos índices em 13 das 16 principais vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde

Recuperação da cobertura vacinal deve ser celebrada

De 69 denunciados por homicídio entre 2016 e 2018, apenas um foi condenado, revela levantamento

Investigações no Rio são lenientes quando suspeito de crime é policial

Autoridades japonesas afirmaram que estão dispostas a intervir no mercado cambial se houver flutuações repentinas

Dólar no Japão ultrapassa 160 ienes, nível mais alto em 34 anos

Desde quando li sobre o filme de Wim Wenders, supus que tinha algo a ver com minha experiência pessoal

‘Dias Perfeitos’ e o trabalho modesto

Joe Biden cometeu o maior erro de sua longa carreira ao imaginar que exerceria influência decisiva sobre a condução da guerra em Gaza

Nas relações dos EUA com Israel, é o rabo que abana o cachorro