Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano


No Alto Tietê, 68.422 estudantes participarão do exame — Foto: Milton Michida/A2 Fotografia

Nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), 68.422 alunos do Alto Tietê participam do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Os exames medem o domínio e habilidades em língua portuguesa e matemática de estudantes dos 3º, 5º, 7º, 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o Saresp é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela secretaria e mede o domínio e habilidades dos alunos em língua portuguesa e matemática.

Nos dois dias do Saresp, alunos dos anos/séries indicados fazem as provas na própria escola, nas classes e nos turnos (manhã, tarde e noite) em que estão regularmente matriculados.

No Alto Tietê, Suzano é a cidade com o maior número de alunos que vai participar da prova: 17.719. Depois é Itaquaquecetuba com 16.457 e Mogi das Cruzes com 14.407 alunos. Salesópolis é a cidade com o menor de alunos com 685.

A secretaria informou que os itens são elaborados com base no documento "Matrizes de Referência para a Avaliação", e de acordo com o nível (3º ano EF resposta construída e múltipla escolha - 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM - múltipla escolha).

Os exames são sempre acompanhados pelo professor aplicador, além dos representantes de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada. Eles têm a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1