Educação

Por G1 Santos


Presidente Jair Bolsonaro discursou durante lançamento do programa nacional de escolas cívico-militares no ano passado — Foto: Reprodução/EBC

O Ministério da Educação anunciou, nesta quinta-feira (10), a aprovação de São Vicente, no litoral de São Paulo, para integrar o Programa Nacional da Escola Cívico-Militar (Pecim). A cidade é a primeira da Baixada Santista a ser aprovada para participar do programa.

Em outubro do ano passado, na região, apenas São Vicente e Santos haviam confirmado interesse em fazer parte do programa. As cidades de Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Cubatão responderam ao G1 que não aderiram ao modelo, mas não descartam a possibilidade no futuro.

Peruíbe, Bertioga e Guarujá não atendem aos critérios mínimos exigidos pelo Governo Federal. O modelo, segundo o Ministério da Educação, será levado preferencialmente a escolas em regiões que apresentam vulnerabilidade social e baixos indicadores nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade das escolas públicas no país. Além disso, as escolas devem ter de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio.

São Vicente tem como candidatas ao Pecim as escolas municipais Professor Lúcio Martins Rodrigues, no bairro Vila Margarida; a Prefeito José Meireles, no bairro Quarentenário; e a Professor Jorge Bierrenbach Senra, no Jardim Rio Branco. A unidade escolar escolhida será anunciada em breve, de acordo com a administração municipal.

Pela proposta, após a seleção da escola, será montado um grupo de trabalho com representantes da prefeitura, da Secretaria de Educação (Seduc) e de supervisores e diretores da escola selecionada. O grupo vai definir a estratégia para divulgação da consulta pública sobre a implantação do sistema cívico-militar na unidade de ensino escolhida.

VÍDEOS: As notícias mais vistas do G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!