Por G1 Zona da Mata


Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas — Foto: Reprodução/TV Integração

Santa Cruz de Minas, no Campo das Vertentes, tem o menor percentual de adolescentes matriculados em escolas entre todas as cidades do estado.

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), apenas 42,96% deste público está na escola.

O levantamento está disponível no Portal TC Educa, que permite a avaliação da execução do Plano Nacional de Educação (PNE) nos municípios mineiros.

O sistema funciona como uma contribuição dos tribunais de contas brasileiros para a análise e promoção de melhorias no ensino público.

Além de Santa Cruz de Minas, também têm menos da metade dos adolescentes matriculados em escolas em MG as cidades de Arceburgo (49,80%) e Cabo Verde (48,78%), no Sul de Minas e Nova Porteirinha (48,23%), no Norte do Estado. O PNE esperava que 100% desse público fosse atendido até 2016.

Ensino Médio

De acordo com os dados do Portal TC Educa, Santa Cruz de Minas tem também o menor percentual de adolescentes, na faixa etária de 15 a 17 anos, matriculados no Ensino Médio entre as cidades mineiras, apenas 26,76%.

Na Zona da Mata, se destaca negativamente a cidade de Santana do Deserto, que tem percentual próximo ao de Santa Cruz de Minas - 28,50%.

Em todo o Estado, 23 municípios não alcançam o percentual de 42% desta faixa matriculada no Ensino Médio.

Para o PNE, em 2024, 85% dos adolescentes entre 15 e 17 anos necessitam estar cursando o Ensino Médio.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1