Samuel Pessôa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV) e da Julius Baer Family Office (JBFO). É doutor em economia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Samuel Pessôa
Descrição de chapéu universidade enem

Péssima alteração no ProUni

Para que uma política pública funcione, é essencial que tenha foco correto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Programa Universidade para Todos, conhecido por Pro-Uni, foi instituído em 2005 com o objetivo de exigir que as instituições de ensino superior (IES) privadas, favorecidas com isenções de tributos
—Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social—, devolvessem à sociedade esses benefícios por meio de vagas gratuitas para pessoas de baixa renda.

O ProUni é uma ótima política pública. Representa um modelo de parceria público e privada na área educacional. O desenho foi um verdadeiro ovo de Colombo do então ministro Fernando Haddad, que contou com pronto apoio de Paulo Renato, ex-ministro de FHC. Os tucanos reconheceram o mérito do programa e o apoiaram. À época, eu era assessor do senador Tasso Jereissati e recomendei o voto favorável à lei 11.096. Já as corporações de servidores públicos ligadas às universidades federais, em geral apoiadoras de governos petistas, não ficaram nada satisfeitas.

Para que uma política pública funcione, é essencial que tenha foco correto. Nesse caso, que a concessão de bolsas de estudo atenda a critérios sociais. Por exemplo, não faz sentido que a bolsa no âmbito do ProUni seja concedida a um filho de professor da IES. É perfeitamente razoável que faça parta da política de recursos humanos (RH) da IES conceder bolsas aos filhos dos professores, mas não na cota das bolsas em contrapartida à isenção de impostos.

Estudantes chegam para prova do Enem em universidade de São Paulo
Estudantes chegam para prova do Enem em universidade de São Paulo - Adriano Vizoni - 5.nov.17/Folhapress

O ProUni tem dois critérios de elegibilidade: renda e o aluno ser oriundo da rede pública. No primeiro caso, o limite para a bolsa parcial é de até três salários mínimos de renda domiciliar per capita. Vale lembrar que 90% dos brasileiros têm renda inferior a isso. Já o limite de renda para bolsa integral é de até 1,5 salário mínimo de renda domiciliar per capita, que qualifica 75% da população brasileira.

O presidente Bolsonaro acaba de enviar uma medida provisória que elimina o segundo critério, principal garantidor da focalização do programa: o aluno ter cursado o ensino médio na rede pública.

Dado ser muito difícil auditar o critério de renda, a focalização da política depende de o programa aplicar-se exclusivamente aos alunos da rede pública ou que cursaram a rede privada com bolsa integral.
Oxalá o Congresso Nacional rejeite a MP e restabeleça o ProUni nos termos da legislação de 2005.

Meu leitor assíduo e crítico feroz Ricardo Knudsen questionou a informação do gasto público em saúde na China veiculada na coluna da semana passada. Segundo base de dados do Banco Mundial, o gasto público em saúde na China é de 5,4% do PIB, não 1,8%, como publicado.

O número que reportei refere-se ao gasto público (baixei os dados da base do Ceic), enquanto a base de dados que Ricardo consultou refere-se ao gasto total, público e privado. O grosso do gasto com saúde é privado. Como argumentei na coluna, o modelo asiático de crescimento não prevê a construção de um Estado de bem-estar social.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.