28/02/2018

Salto para o Futuro debate impactos da violência nas escolas

Em 2017, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou comunicado relatando preocupação com o impacto da violência no desenvolvimento das crianças no Rio de Janeiro. O tema ganhou espaço na TV Escola e volta à tona em uma reapresentação de episódio especial do programa Salto para o Futuro que, exibido à época do documento do Unicef, registrou alto índice de participação do público, comentários e compartilhamentos nas redes sociais. A atração vai ao ar nesta quarta, 28, às 20h, pela TV Escola.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, somente no ano passado, uma em cada quatro escolas teve que fechar durante algum período ou foi forçada a interromper as aulas por causa dos confrontos. O início deste ano foi marcado por uma nova situação: a intervenção federal na segurança do estado do Rio de Janeiro. Assim, o tema da violência nas escolas segue mobilizando alunos, pais e professores em todo o Brasil.

Com a reprise desse episódio, nesta quarta-feira, Salto para o Futuro dá início a uma sequência de três programas da série que serão reexibidos, até a estreia da nova temporada, em 28 de março. Além do especial sobre a violência nas escolas, dois outros episódios com grande repercussão nas redes sociais serão reapresentados: A escola no combate à homofobia, em 7 de março, e Juventude em desencanto?, em 14 de março. Já o programa que vai ao ar em 21 de março, gravado no ano passado, é inédito e apresenta o tema Educação escolar indígena.

Repercussão –  Entre julho de 2016 e julho de 2017, o Rio de Janeiro registrou 3.829 tiroteios, uma média de mais de dez por dia, impactando no funcionamento de boa parte das 1.809 instituições de ensino fundamental e médio e em 461 unidades de serviços de educação infantil. Nas escolas municipais, 129.165 alunos ficaram sem aulas por períodos que variaram entre um e 15 dias, o equivalente a 20,12% do total da rede municipal (641.655 alunos). No primeiro semestre, durante 99 dias dos 107 do ano letivo, as escolas e creches tiveram de fechar as portas. Das 388 escolas e creches que tiveram as aulas paralisadas por causa de tiroteios, 36 unidades não funcionaram durante nove dias ou mais.

Esse cenário de interrupções repetidas das atividades escolares em ambientes de violência não é exclusivo da cidade do Rio de Janeiro. Uma pesquisa nacional sobre saúde na escola revelou que quase 10% dos adolescentes das regiões Sudeste e Nordeste já passaram pela experiência de ter a escola fechada por causa da violência.

Debate – O episódio de Salto para o Futuro reapresentado nesta quarta discute os impactos da violência urbana nas escolas e debate os reflexos das questões relacionadas à segurança pública no cotidiano de estudantes e profissionais de educação. Os convidados são Luiz Menezes, diretor da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza (RJ), e Gisleide Gonçalves, diretora do Centro Integrado de Educação Profissional (Ciep) Gustavo Capanema, também no Rio ide Janeiro. Foi na escola dirigida por Luiz Menezes que, em 30 de março de 2017, a menina Maria Eduarda, de 13 anos, acabou perdendo a vida ao ser alvo de quatro disparos.

Salto para o Futuro é apresentado pelos jornalistas Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro e exibido em tempo real também no portal da TV Escola. A atração também pode ser vista na videoteca web da TV Escola ou no canal no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social - MEC (27.02.2018)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×