Por Objetivo Sorocaba

Todo pai sonha que seus filhos sejam os melhores alunos, que aprendam rápido, tirem boas notas e sejam felizes na escola. Contudo, o processo de aprendizagem é influenciado por vários aspectos. Fatores externos como ambiente escolar, interação social e metodologia podem interferir no rendimento escolar. E também internos, tais como problemas familiares, estado emocional e maturidade da criança.

Seja qual for a razão, o baixo desempenho escolar merece atenção, não apenas por conta dos bons resultados acadêmicos, mas também em prol do bem-estar da criança.

Abaixo, listamos os principais fatores que podem influenciar o desempenho escolar, e algumas dicas de como lidar com eles. Confira:

Problemas familiares

O ambiente familiar interfere diretamente na vida escolar. Portanto, se houver problemas nesse âmbito, como a separação dos pais, a morte de um parente próximo, mudança de cidade, violência doméstica, entre outros, a criança pode apresentar dificuldades na escola.

Uma maneira de tentar solucionar isso é conversar com a escola e com a criança para tentar compreender quais fatores podem estar interferindo no aprendizado em sala de aula. Caso a criança apresente sinais de estresse, depressão ou ansiedade, pode ser necessário procurar ajuda de um psicólogo infantil ou ainda de um neuropediatra, dependendo da gravidade do quadro.

Problemas na escola

É aqui que se prova importante a escolha da escola certa para o seu filho. Fatores como método de ensino, qualidade do ambiente e as dinâmicas - ou a falta delas - em sala de aula podem afetar o processo de aprendizagem. Também é preciso levar em consideração o relacionamento do estudante com os outros alunos da escola para ver se não existem situações de bullying ou discriminação, por exemplo.

Os pais precisam avaliar todos os aspectos e conversar com a escola. Caso a criança já tenha idade para entender as situações, vale também pedir a opinião dela sobre esse ambiente escolar.

Transtornos de Aprendizagem - TA

Os Transtornos de Aprendizagem são condições neurobiológicas que afetam o desenvolvimento de funções do cérebro relacionadas à aprendizagem. Estima-se que 6% das crianças em idade escolar apresentam algum Transtorno de Aprendizagem, sendo a dislexia o mais prevalente e conhecido de todos.

A dislexia faz com que o estudante apresente dificuldades na leitura, pois não consegue identificar as letras com precisão e velocidade suficientes para formar as sílabas. Outro TA comum é a discalculia, que gera dificuldades para aprender números e operações matemáticas em geral.

Em caso de suspeita de Transtornos de Aprendizagem, o certo é procurar um neuropediatra para o diagnóstico. Vale ressaltar que crianças com TA não são menos inteligentes que as outras. Elas possuem a mesma capacidade de aprendizagem, porém necessitam de recursos diferenciados para desenvolver todo o seu potencial.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, infelizmente, afeta muito o processo de aprendizagem, o comportamento e a interação social na escola. O processo de aprendizagem requer um acompanhamento específico, além de terapias que possam ajudar a criança a explorar seu potencial.

Superdotação

Atualmente chamado de “Altas Habilidades”, se apresenta em crianças que possuem um QI acima da média, entre outras características. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 5% da população tem altas habilidades. A questão é que tanto os pais quanto a escola podem ter dificuldade em reconhecer um aluno com essas características. Estudantes com Altas Habilidades aprendem rápido, gostam de conviver com adultos, adaptam-se muito fácil a situações novas e têm habilidades artísticas.

Entretanto, isso não é garantia de um bom desempenho escolar, afinal o método de ensino, assim como o tópico de estudo, podem não o motivar a aprender. Será preciso procurar escolas preparadas para crianças com altas habilidades ou ainda adotar outras estratégias para melhorar o processo de aprendizagem.

Além desses, diversos outros fatores podem influenciar na sala de aula como miopia, dificuldades auditivas, insônia, cansaço, má alimentação, entre outros. O diálogo é sempre a melhor ferramenta para descobrir o problema.

Objetivo Sorocaba

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